Chuvas preocupam produtores de MT com atraso na colheita da soja

Imprimir
+ Geral
Terça, 28 Janeiro 2014 | G1

A incidência de chuvas em Mato Grosso já está atrasando a colheita da soja da safra 13/14. Os números divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram um recuo de 1,3 pontos percentuais no desempenho da colheita deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Até o momento, os produtores cobriram 5,8% da área total cultivada nesta temporada, somando 8,2 milhões de hectares. Na safra 12/13, a colheita chegava a 7,1% da área.

De acordo com o analista do Imea, Angelo Ozelame, as chuvas preocupam os produtores que querem colher a soja e semear outras cultura como o milho e o algodão. Segundo ele, o agricultor está tentando aproveitar todo momento de tempo seco para entrar com as máquinas no campo. Além do atraso, o tempo úmido pode diminuiu a qualidade do grão e provocar perdas financeiras para o produtor no momento da comercialização. Ainda não é possível calcular os prejuízos.

O analista revela ainda que a produtividade ponderada pela área colhida é favorável, atingindo uma média de 53 sacas por hectare. "Mas, com as condições climáticas, não é possível dizer ainda se essa média será mantida até o fim da colheita", afirma.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews