Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostram que um idoso de 87 anos de Comodoro (644 km ao oeste de Cuiabá) foi o único óbito decorrente da covid-19 em Mato Grosso nas últimas 24 horas.
No mesmo período, conforme o painel epidemiológico atualizado pela pasta nesta quinta-feira (18), a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) voltou a cair. Atualmente, o índice de uso é de 48,31%.
Com a atualização, Mato Grosso passou a contabilizar 829.783 contágios dos quais em 812.068 casos as pessoas infectadas se recuperaram do vírus. Contudo, outras 15.205 não resistiram às complicações e morreram.
Há também 1.916 pessoas em isolamento domiciliar e outras 264 internadas tanto em UTIs quanto em leitos de enfermarias.
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus.
Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.