Idosa de 85 anos recebe alta depois de um ano em coma em hospital de Cuiabá

Imprimir
+ Geral
Terça, 07 Março 2023 | G1MT
Luiza Gonzaga de Souza, de 85 anos, que despertou após ficar um ano e dois meses em coma, recebeu alta, nessa segunda-feira (6). Ela foi internada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), em setembro de 2021, em decorrência de uma hemorragia digestiva. Durante todo esse tempo, ela permaneceu em estado vegetativo e, recentemente, apresentou melhoras significativas.
Ao sair da unidade hospitalar, a idosa estava acompanhada da filha, Elismar Gonzaga de Souza, e de alguns profissionais da saúde, que fizeram questão de levá-la até a saída.
De acordo com o hospital, ela também teve um quadro recente de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A equipe ainda contou que o quadro da idosa era instável e, durante o período de internação, chegou a ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Após apresentar melhora, ela permaneceu acamada na enfermaria. Luiza não se comunicava e a alimentação era feita por dieta forçada, por meio de sonda nasal. Ela permaneceu em estado vegetativo no hospital por um ano e dois meses.
Para surpresa de todos, dona Luiza apresentou melhoras significativas: começou a falar e aceitar dieta via oral. Acordada e comunicativa, foi retirada a traqueostomia e, hoje, ela não precisa mais de oxigênio.
Cuidado domiciliar
O processo de desospitalização de Luiza Gonzaga ocorreu por meio da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), executado pelo município de Cuiabá, que leva os cuidados especializados de atenção domiciliar para pacientes com situação de saúde complexa, que tenham dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde.
Cada EMAD é formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e motorista, e por uma equipe de apoio, com assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews