Um protocolo emergencial com 6 medidas para garantir a segurança nas escolas de Mato Grosso foi anunciado na manhã desta quarta-feira (12), em uma reunião realizada na Secretaria Municipal de Cuiabá. As ações que envolvem o Ministério Público, Tribunal de Justiça e a Secretária de Segurança Pública já estão sendo executadas para prevenção contra a violência e garantia da integridade física da população.
Entre as medidas instauradas está a criação de uma central de atendimento telefônica pelo 190 e 197 e via WhatsApp pelo (65) 99973-4429, e também realização de rondas ostensivas escolares pela Polícia Militar, limitação da abertura dos portões das escolas na entrada e saída, instalação de câmeras e botão do pânico, mediação escolar e campanha Paz na Escola através dos grêmios estudantis.
Segundo o secretário de educação, Alan Porto, no prazo de 60 dias serão instaladas as 1.100 câmeras e botões de pânico nas unidades escolares, além dos profissionais da segurança pública trabalhando em tempo integral para evitar que tragédias ocorram.
"Essa vigilância, do monitoramento através dessas câmeras e também do botão do pânico, fará com que qualquer ocorrência, qualquer indício de ameaça dentro da unidade escolar, ative as nossas forças de segurança questão à disposição, são muitos efetivos, tem sido muito rápido o trabalho de inteligência", explicou.
Assim como na Capital, o interior do estado também irá receber as novas medidas adotadas. O Secretário de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri, afirmou que todas as unidades e comandos regionais estão sendo orientados a dar atenção a crise em todas as escolas.
"Nosso trabalho é realizado em toda a cidade, qualquer local que a gente identificar, abordar um cidadão que esteja com uma arma de fogo ou com algum tipo de arma branca e vai ser conduzido para delegacia pras providências legais, estamos reforçando o policiamento especificamente nas escolas, os comandos regionais da Polícia Militar estão sendo orientados a dar total atenção nesse momento de crise a todas nas unidades estaduais, municipais e particulares. Nós estamos aqui em parceria com a Secretaria de Educação e Governo do Estado por determinação do governador Mauro Mendes, para dar uma atenção especial a Mato Grosso sobre essa questão, estamos cuidando realmente disso de perto", pontuou.
Uma nova reunião mais ampla deve ser realizada ainda nesta semana para informar como serão executadas outras ações para reprimir a onda de violência nas escolas.