A Prefeitura de Várzea Grande e o Governo do Estado decidiram implantar a chamada “direita livre” na Avenida da FEB, durante as obras do sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT).
Esses pequenos ajustes devem reduzir o trânsito em até 40%
O objetivo é garantir a segurança na avenida e dar maior fluidez ao trafego durante as obras.
Técnicos municipais estão realizando pequenas intervenções com foco na redução do trânsito e segurança também aos usuários do transporte coletivo.
“Esses pequenos ajustes devem reduzir o trânsito em até 40%, pelos estudos da Sinfra-MT, principalmente em horário de pico onde chegam a circular quase quatro mil veículos”, disse o coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar de Arruda Velo.
A partir desta quinta-feira (18), a pista direita da Avenida da FEB, no sentido de quem vem de Cuiabá pela “Ponte Júlio Müller”, popularmente chamada de ponte velha, terá a pista da “Direita Livre”.
Segundo a Prefeitura de Várzea Grande, os semáforos ao longo da via já estão desativados. Apenas funcionarão os sinaleiros para quem precisar realizar a conversão para a esquerda, no sentido da Alameda e do bairro Construmat.
Conforme o coordenador, “a ideia é que o motorista que vem de Cuiabá no sentido Aeroporto siga direto sem paradas, interrupções ou congestionamentos”, disse.
Os semáforos na região do aeroporto continuarão funcionando até a chegada das obras do canteiro central. Depois disso, eles também serão desativados.
A ideia é que o motorista que vem de Cuiabá no sentido Aeroporto siga direto sem paradas, interrupções ou congestionamentos
Mudança em pontos de ônibus
O trecho entre a Ponte Júlio Muller e a entrada para o bairro Construmat terá uma redução nos pontos de ônibus, indo de três para um.
Serão construídos recuos ou baias para a parada dos ônibus coletivos, na altura do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
“O acesso à direita será livre para o motorista que estiver na FEB no sentido Viaduto Isabel Campos e Aeroporto, para quem quiser entrar na avenida Vereador Abelardo Construmat terá que acessar o lado esquerdo da via fazendo a conversão no semáforo”, explicou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.
A orientação é usar rotas alternativas para lidar com a situação durante as obras que tem previsão de conclusão em dezembro de 2023, segundo a secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).
“Quem vem de Cuiabá para Várzea Grande pode usar a Ponte Nova, no sentido do Cristo Rei e do Viaduto Isabel Campos, saindo na Avenida da FEB em trecho que não está em obras”, orientou Cidomar.
Outra opção segundo o coordenador é usar a Ponte Sérgio Motta no sentido do SENAI Cristo Rei. Além também da Estrada Guarita que dá acesso ao centro de Várzea Grande.
As secretarias envolvidas na obra são as de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, de Defesa Social e de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).