Mato Grosso recebeu turistas estrangeiros de 21 países. Eles estavam em busca de negócios e eventos, aventura e ecoturismo. Os dados são do Mapa do Turismo Internacional, feito pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).
Segundo o mapeamento, os turistas que passaram por Mato Grosso, predominantemente, falam inglês, espanhol, alemão, italiano, francês e mandarim.
Os turistas são dos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Cazaquistão, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suíça e Ucrânia.
De acordo com o levantamento, em Mato Grosso, os turistas visitaram 18 dos 141 municípios, sendo eles: Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Curvelândia, Lucas do Rio Verde, Mirassol d'Oeste, Nobres, Poconé, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
Para o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Felipe Wellaton, uma das formas de atrair mais turistas estrangeiros para Mato Grosso é apostar na promoção do estado nas feiras do setor e em rodadas de negócios com operadores.
Wellaton destacou que o turismo é um setor estratégico para economia estadual gerando emprego e renda. Lembrou que os estrangeiros consomem no comércio local dos municípios, beneficiando toda uma cadeia econômica nos hotéis, restaurantes e bares, guias de turismo, locação de automóveis, dentre outros.
Ao confeccionar o Mapa do Turismo Internacional, o objetivo da Embratur é identificar as principais demandas de perfil de mão de obra e de capacitação profissional nos destinos brasileiros mais visitados por turistas estrangeiros. Com isso, realizar qualificações focadas.