Em maio deste ano, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso colocou em ação um plano para implementar o cadastro biométrico nas últimas 44 cidades do estado que ainda estão com o registro pendente.
Segundo a Justiça, a coleta começou em maio deste ano e está em andamento em 25 cidades do estado. Já nas outras 13 o início não tem data prevista, mas, segundo o órgão, deve começar em breve.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), a expectativa é que, até setembro, 100% dos municípios do estado estejam com coleta biométrica realizada.
O TRE informou que o cadastro biométrico, nos 44 municípios, está sendo feito de forma ordinária, ou seja, não é obrigatório e, com isso, consequentemente, o título não poderá ser cancelado no caso de não comparecimento.
O cadastramento de eleitores dos municípios de São José do Povo, Confresa, São José do Xingu, Jauru, Novo Mundo e Juruena teve início nas sedes dos Cartórios Eleitorais, no entanto, a Justiça Eleitoral informou que está buscando parceiros para tornar a coleta mais próxima do eleitor.