Na sexta-feira (4) foi celebrado o “Dia do Padre” no Brasil. Apesar de grande reconhecimento, pouco se sabe sobre a rotina de um pároco. Profissão de padre é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e faz parte da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Para falar um pouco sobre a ocupação, o falou com Tony Moreira Pelegrino, que viralizou ao jogar vôlei de batida com alunos de uma escola.
Um pouco diferente da maioria dos padres mais tradicionais, está o padre Tony Moreira Pelegrino, da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens de Cuiabá. Sacerdote é "influencer" e conta com mais de 140 mil seguidores.
História do padre Tony como missionário começou na faculdade, ainda que todos a sua volta dissessem que ele seria pároco quando criança, mas ele não aceitava e desejava ser pai e ter uma grande família.
“Desde criança as pessoas falavam que eu seria padre, porque eu tenho pais bem religiosos, mas eu não senti o ‘chamado’ e eu não aceitava, falava que seria pai de família e de uma família grande, esse era o pensamento”, contou.
Durante a faculdade, esteve em uma missão de rua na qual foram levar alimentos para os pobres e ao abraçar uma pessoa em situação de vulnerabilidade sentiu o “chamado”.
“Dentre aqueles homens que estavam lá, tinha um irmão de rua que estava ferido, pediu um abraço para mim e eu fiquei muito emocionado, quando eu dei esse abraço, eu senti que era o próprio Deus e o senhor falou no meu coração que ele tinha muito mais para mim”, lembrou.
Questionado sobre as principais responsabilidades de um padre, Tony respondeu que o sacerdote deve trazer o céu para a terra.
“A principal função de um padre é fazer o nosso senhor Jesus Cristo ser amado, é celebrar o sacramento, a santa missa, confissão, tudo aquilo que cabe ao padre. Um padre une o céu e a terra, ele traz o céu à terra, então o sacerdote deve isso de forma central”, afirmou.
Para se tornar um padre, uma pessoa precisa de 8 a 9 anos de estudo, duas faculdades e um período de iniciação.
Viver o sacerdócio pede inúmeras renúncias, já que precisam abandonar suas vidas de antes para viver apenas para Cristo. Sobre desafios, padre Tony disse que durante sua formação passou por momentos difíceis, mas que seguiu.
“Um momento desafiador foi quando uma mãe diante do corpo da sua criança que tinha falecido, ela olhou para mim e perguntou: ‘por que Deus fez isso?’. Naquele instante, eu vi a dor daquela mulher e uma dita revoltada. Eu pedi a Deus discernimento para saber contornar aquela situação. O mais bonito é que meses depois posso ver aquela mãe na paróquia, consolada e com sorriso no rosto”, relatou.
Padre Tony também deixou dicas para quem deseja se tornar um sacerdote e viver para Cristo.
“Primeira coisa é muita oração, porque para que eu consiga escutar a Jesus, eu preciso ser amigo dele, aquele que é amigo dele não se perderá, Deus vai mostrar o caminho”, finalizou.
A data
O "Dia do Padre" é comemorado desde 4 de agosto desde 1929, por proclamação do Papa Pio XI, em homenagem a São João Maria Vianney, um notável conselheiro católico nascido na França em 1786, que foi canonizado em 1925 pelo Papa.