A Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um alerta nesta segunda-feira (29) para os cuidados com a saúde em decorrência da quarta onda de calor que atinge o país e parte de Mato Grosso. A previsão é que o fênomeno se estenda até quarta-feira (1°), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta semana, as máximas atingem a casa dos 39°C em Cuiabá.
Conforme o coordenador de Preparação e Prevenção da Defesa Civil, subtenente José Bruno de Souza Filho, nesse período, é importante evitar exposição ao sol durante os horários de maior intensidade, como das 10h às 16h, evitar praticar atividades intensas ao ar livre sem a proteção adequada e não deixar crianças, idosos e animais em veículos estacionados sem vigilância.
A orientação é para que a população utilize roupas leves, consuma alimentos leves, como frutas e verduras, e beba água a cada duas horas, ainda que não esteja com sede.
Também é recomendado o uso de umidificadores de ar (também podem ser usadas bacias com água para umidificar os ambientes ou estender toalhas e panos únicos) para manter o ambiente fresco.
Se sentir tontura, fraqueza ou mal-estar em geral, é indicado que se busque um local fresco e beba água ou suco de frutas para reidratação. Em caso de problemas respiratórios, a orientação é para que a população procure um posto médico.
"As ondas de calor podem representar riscos à saúde da população, principalmente para as pessoas que são mais vulneráveis, como crianças, gestantes e idosos. Por isso, é importante adotar medidas de prevenção para se protegerem e se manterem hidratados", destacou.
Em caso de incêndios ou emergências médicas, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou o Samu pelo 192.
MUNICÍPIOS SOB ALERTA
A onda de calor atinge o Sul do Brasil e, aqui em Mato Grosso, os municípios das regiões regiões oeste, centro-sul e sudeste.