Profissional cubano do programa “Mais Médicos” já está atendendo a população Jangadense
O profissional cubano do programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, selecionado para o município de Jangada, já está atendendo a população. Alexei Roman Duany tem 30 anos e é um dos 9.501 médicos que estão distribuídos em Jangada e mais 3.100 cidades Brasileiras, além de 32 distritos indígenas.
Alexei já atendeu em vários países do exterior. Seu primeiro dia atendendo a população Jangadense foi na segunda (24.03). Ele foi designado para o PSF da Zona Urbana, localizado ao lado da Praça.
Já nesta terça (25.03), o médico atendeu moradores do PSF de Nova Jangada. Uma vez por mês a equipe do PSF Urbano atende na comunidade. Com vasta experiência em atendimento a saúde da família, Alexei atendeu mais de 30 pessoas em Nova Jangada apenas na terça-feira. A atenção do profissional cubano aos pacientes foi elogiada pelos moradores.
A Secretária de Saúde de Jangada, Erica Assis Xavier, esteve no PSF acompanhando o atendimento do médico. A Secretária enfatizou que o profissional atenderá todos os dias no PSF urbano, das 7 ás 17 horas.
A vinda do cubano para o município de Jangada é mais um dos esforços da administração municipal para melhorar cada vez mais a qualidade da saúde em prol da população Jangadense.
Na avaliação do Prefeito Valdecir Kemer, o programa “Mais Médicos” é de grande importância para os municípios brasileiros, principalmente os municípios pequenos e do interior, como é o caso de Jangada. “São médicos que vão ficar por no mínimo 3 anos nos municípios. E todos eles possuem experiência na atenção primária à saúde da população”, disse Gauchinho.
O PROGRAMA
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.
Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.
A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.