CREAS de Jangada reúne líderes setoriais para fortalecimento da Rede de Proteção para a Criança e o Adolescente
Líderes comunitários, setoriais e secretários da administração pública de Jangada estiveram reunidos nesta quarta-feira (28.05) durante um encontro promovido pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social, o Creas, com objetivo de fortalecer a Rede de Proteção para a Criança e o Adolescente.
A reunião foi uma iniciativa do próprio Creas, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social, e visa aproximar o Creas das escolas, igrejas e a comunidade em geral. Através dos líderes, o órgão espera estar cada vez mais próximo da população e, principalmente, daqueles que necessitam de atendimento por parte do Creas, ou seja, famílias com direitos violados: população de rua, crianças e adolescentes em medidas socioeducativas, submetidas ao trabalho infantil, vítimas de violência - sexual, física, psicológica e negligência -, idosos, mulheres e pessoas com deficiência e público LGBT
A equipe do Creas frisou durante o encontro que os líderes tem que ser o grande parceiro do órgão. “Professores, líderes comunitários, religiosos e todos outros líderes tem que ser o grande parceiro da Rede de Proteção. No caso dos professores por exemplo, o aluno que sofre abuso muda rapidamente o comportamento na escola”, frisou o psicólogo Rodrigo Andrade.
A rede de proteção é uma ação integrada entre instituições, para atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal: sob ameaça e violação de direitos por abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, de trabalho infantil e outras formas de submissão que provocam danos e agravos físicos e emocionais.
O atendimento no âmbito da FAS inicia nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social - CREAS, com acompanhamento e encaminhamento aos serviços especializados da rede de proteção.
Estiveram presentes a 1ª Dama e Secretária de Assistência Social, Elizangela Kemer, Secretária de Saúde, Erica Xavier, Secretário de Educação, Dejacir Almeida, Padre Enivaldo e representantes do Conselho Tutelar, Cras, imprensa local e representantes das escolas Luiza Soares Boabaid, Arlindo de Souza Bruno, Maximiana do Nascimento e Benedita Augusta Lemes.