CREAS realiza blitz com objetivo de conscientizar motoristas sobre o abuso e exploração de crianças e adolescentes
A 4ª blitz educativa realizada pelo CREAS (Centro de Referencia Especializado de Assistência Social) na manhã desta sexta-feira (17), é apenas uma das ações desenvolvidas pela unidade, com objetivo de reduzir os índices de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Jangada.
A ação aconteceu em parceria com Conselho Tutelar, Bombeiro Cívil, Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e teve o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Esta é a 2ª blitz focada no abuso e exploração de crianças e adolescentes.
Apenas na Zona Rural de Jangada, foram registrados 4 casos de estupro de vulnerável (abuso sexual). Entretanto, o número pode ser bem maior. A maioria das vítimas não denuncia.
A blitz tem como objetivo conscientizar motoristas que trafegam na BR-163/364, principalmente os caminhoneiros, referente à exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes. Dados de 2012 divulgados pela Polícia Rodoviária aponta que, somente em Jangada, existem nove pontos vulneráveis à exploração sexual. Em todo o estado, foram registrados mais de 100 pontos no ano passado.
Entre diversas ações realizadas pelo CREAS estão visitas e acompanhamentos itinerantes para coibir violência física, psicológica e sexual contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
PARCERIA
A Pantanal Móveis e Eletrodomésticos participou da campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. No sábado (18), a equipe literalmente "vestiu a camisa" no Dia D contra o Abuso e Exploração sexual. A diretoria da Pantanal frisou que é um prazer enorme colaborar com esta importante campanha, que tem como objetivo preservar as crianças e adolescentes de Jangada.