Inscrições para o curso de atendente e operador de caixa da Odebrecht vão até quarta (04) em Jangada
Pessoal, não se esqueçam! Quarta-feira (04) é o último dia para inscrições no Programa Acreditar, que vai oferecer 350 vagas no curso de atendente e operador de caixa. E aí, já fizeram a inscrição?
Foi aberta na ultima segunda-feira (26), moradores de nove municípios poderão participar do projeto realizado pela Concessionária Rota do Oeste em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. As aulas são gratuitas e ocorrem nos períodos vespertino e noturno. Para participar o candidato deve ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental completo. O prazo para inscrições encerra dia 04 de fevereiro ou até o preenchimento das vagas. As aulas começam em 16 de março e seguem até 14 de maio.
A oportunidade é fruto do Programa Acreditar, desenvolvido pela Organização Odebrecht e que já formou mais de 100 mil pessoas em todo o mundo e está, pela segunda vez, em Mato Grosso. Esta edição será realizada em Itiquira, Rondonópolis, Jaciara, Cuiabá, Jangada, Nobres, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso.
O curso terá 160 horas/aula e pode ser frequentado por pessoas que ainda não estão no mercado de trabalho, que pretendem mudar de carreira ou melhorar de vida. Além das oportunidades de trabalho oferecidas pela Rota do Oeste, o profissional que se formar poderá se candidatar a muitos outros empregos no setor de atendimento e comércio. “O Programa Acreditar tem como objetivo capacitar a mão-de-obra local. Concessão de rodovia é um negócio novo no Estado e, por meio da parceria com o Senai, vamos conseguir formar pessoas em todos os municípios que atuamos”, explica o gerente administrativo da Concessionária, José Alberto Rosa. A participação do curso não gera nenhum vínculo empregatício com as empresas e entidades organizadoras.
Na opinião da diretora regional do Senai em Mato Grosso, Lélia Brun, a capacitação profissional é o principal caminho para quem busca ascensão social e melhores condições econômicas. “Com educação as pessoas podem acessar melhores vagas no mercado, ter aumento na renda e mais qualidade de vida”. Em 2014 a entidade chegou em 98% dos municípios do Estado e capacitou mais de 150 mil pessoas.
O Curso
Os alunos que tiverem a inscrição deferida poderão participar de aulas de informática, atendimento e serviços, operações matemáticas, educação, comunicação e cidadania. As aulas serão presenciais, teóricas e práticas e utilizam recursos áudios-visuais e laboratório.
Os certificados de conclusão de curso serão emitidos para quem tiver participação de, pelo menos, 75% do total das horas aula. Para fazer a inscrição os candidatos deverão comparecer a um dos postos de atendimento do Senai, levando cópia do RG e CPF, comprovante de endereço e de escolaridade. Após a inscrição o aluno será convocado para fazer uma avaliação e só então terá sua matrícula validada.
Mais oportunidades
Ainda este ano a Odebrecht Infraestrutura, parceira da Rota do Oeste na execução das obras da BR-163, deverá capacitar mais de 1.500 pessoas na região sul do Estado. Parte desses profissionais deverá integrar a equipe nos canteiros da duplicação da rodovia e outra parte estará apto para atuar no mercado de trabalho.
Desde que foi criado, em 2008, o Programa Acreditar teve no Brasil mais de 125 mil inscritos, mais de 55 mil capacitados e 35 mil contratados. O objetivo da Odebrecht Infraestrutura quando desenvolveu o projeto era qualificar mão de obra local para o mercado de trabalho, especialmente para atender às demandas das obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Rondônia.
Com os resultados, o programa cresceu e já o foi implantado em oito países e o processo foi feito no mesmo formato do programa no Brasil, adaptando às leis e cultura de cada país e à necessidade de cada projeto.