Governo de MT promete concurso na Seduc e no Detran para este ano

Imprimir
+ Geral
Terça, 07 Abril 2015 | Do G1 MT
Ainda em 2015 dois concursos devem ser realizados para a contratação de profissionais para atender as demandas da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), segundo anúncio do governo do estado. Na Seduc, uma comissão técnica foi montada para levantar o déficit de profissionais da educação, já que atualmente, segundo a secretaria, pelo menos 60% dos professores são contratados temporariamente. O número de vagas, nos dois casos, ainda deve ser definido.
O secretário de Educação, Permínio Pinto, disse ao G1 que a previsão é que o concurso seja realizado entre outubro e dezembro deste ano. Os aprovados terão o período de férias de final de ano para organizar e apresentar a documentação exigida para a posse. E, no início do ano que vem, os novos profissionais já devem começar a trabalhar. "É recomendado que esses novos profissionais comecem a atuar no início de cada ano, por causa do ritmo e da relação com a comunidade", explicou.
Paralelo ao estudo dessa comissão, o secretário informou que entrará em contato com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a contratação de uma empresa para a elaboração e aplicação da prova. O estudo que deve levantar o déficit de profissionais e os respectivos locais onde esses futuros concursados irão atuar tem previsão de ser concluído em até 180 dias. O concurso não será apenas para professores, mas para funcionários de outros setores da educação.
O déficit de professores é maior nas áreas específicas, como química, física e matemática, principalmente nos municípios do interior do estado, de acordo com o secretário. Hoje, o piso salarial de um professor da rede estadual é de R$ 2,6 mil. Porém, em maio deve haver reajuste.
No início do ano, o governo anunciou o corte de gastos por causa da defasagem no orçamento estimado pela gestão anterior. O secretário da pasta disse que na época que o orçamento de R$ 1,9 bilhão, para este ano, deveria dar apenas para arcar com a folha de pagamento.
Detran
Antes do concurso da educação, no entanto, deve ser lançado o edital para a contratação de profissionais para o Detran. A previsão é que seja divulgado nos próximos 15 dias. Já a definição quanto ao número de vagas deve acontecer em uma reunião marcada para a próxima quinta-feira (9).
A contratação de mais profissionais efetivos se deu após acordo com os servidores do órgão, que entraram em greve no mês passado para reivindicar a realização de concurso. Para o Sindicato dos Trabalhadores do Detran (Sinetran), Daiane Reiners, o órgão trabalha com 38% do número considerado ideal de funcionários.
Atualmente, são 840 servidores em todo o estado e o mínimo necessário seria 2.100, perfazendo um déficit de 1.260 profissionais. "Com mais profissionais podemos reduzir o tempo de atendimento e a sobrecarga os servidores, principalmente no atendimento ao público e vistoria veicular", afirmou. A comissão que trata do concurso é composta por representantes do sindicato dos servidores, da Secretaria de Gestão do Estado e do Detran.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews