Consórcio VLT faz serviço "meia boca" e Viaduto da Sefaz não é aberto
A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) notificará o consórcio VLT para realizar os devidos acabamentos na pista de rolamento do viaduto Jamil Boutros Nadaf, o viaduto da Sefaz. Devido à necessidade dos serviços, o elevado permanecerá interditado até que a obra esteja 100% conclusa.
Na noite desta quarta-feira, o secretário Eduardo Chiletto analisou o relatório encaminhado pela empresa LSE Laboratórios de Sistemas Estruturais, e determinou a não liberação do trânsito, devido à necessidade de reparos nas juntas da pista de rolamento. Os acabamentos serão necessários para garantir a uniformidade entre o concreto e a borracha presente nas juntas da pista. O secretário explica que esses acabamentos não se tratam de reparos na estrutura da obra, que já foi corrigida nos últimos meses.
O anúncio feito sobre a liberação do viaduto da Sefaz, na tarde de quarta-feira (29.07), teve como base a conclusão do relatório encaminhado pela LSE. Porém, após o recebimento online do relatório final, na noite de quarta, foi definida a necessidade de manter o elevado fechado até que os serviços recomendatórios sejam concluídos pelo consórcio VLT. “A liberação do tráfego poderia acontecer, porém não vamos receber uma obra que ainda necessita de acabamentos e não está 100% finalizada. Quero também pedir desculpas publicamente à sociedade e à imprensa sobre o anúncio feito inicialmente na tarde de ontem”, destacou Chiletto.
Conforme a conclusão do laudo, as obras de reforço realizadas no elevado confirmaram o aumento da resistência da estrutura e constataram o bom desempenho estrutural do viaduto. O documento também destaca que o elevado pode ser utilizado normalmente com as cargas especificadas no projeto original, que compreende até 45 toneladas.
De acordo com o secretário Eduardo Chiletto, os ensaios de cargas realizados no viaduto confirmam que não há qualquer risco estrutural, porém a política do Governo do Estado é de que as obras só devem ser recebidas com qualidade total atestada. “O relatório oficial está sendo encaminhado hoje, via malote, para a Secid. Com o documento físico em mãos, vamos notificar o consórcio VLT para que sejam realizados os devidos acabamentos”, reforçou Chiletto.
Com 278 metros de extensão, o viaduto da Sefaz compreende a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e custou R$ 7,4 milhões. A obra foi inaugurada em fevereiro de 2014, porém seis meses após precisou ser interditada devido à constatação de problemas estruturais. Em fevereiro deste ano, o governo determinou a realização de reparos no elevado, que não tiveram custos para o Estado.