Caos na saúde: Deputados visitam Centro de Distribuição com remédios vencidos
+ Geral
Sexta, 07 Junho 2013
| GAZETA DIGITAL
Deputados estaduais, integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) vistoriaram na manhã desta quinta-feira (6) a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Insumos de Saúde (Ceadis). No local, gerenciado pelo Instituto Pernambucano de Assistência a Saúde (Ipas), estão armazenadas centenas de caixas de medicamentos com prazo de validade vencidos, alguns desde novembro do ano passado.
Entre os lotes, insumos hospitalares, medicamentos para tratamento a pacientes de câncer e até testes rápidos para detecção de HIV. Parte dos lotes foi adquirida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) e parte encaminhada, via convênio, pelo Ministério da Saúde.
Deputados visitam a Coordenadoria de Assistência Farmaceutica - CAF
Do secretário de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, os parlamentares ouviram explicações para a perda, considerada por ele como pequena e normal. “Estamos trabalhando para fazer a gestão da pasta, para repor os estoques e para que isso não aconteça mais”, afirmou o secretário.
As justificativas não convenceram os deputados que cobram explicações para a questão. “È algo inadmissível, não há uma política de gestão eficiente. Não está claro, para nós, o motivo para o vencimento dos produtos e, pela terceira vez, há uma promessa de, a toque de caixa, resolver a situação”, salientou o deputado Ademir Bruneto (PT).
Outro integrante da Comissão, Guilherme Maluf (PSDB), classificou as pilhas de caixas de medicamentos como um fato lamentável. “O governo contratou uma OSS para resolver o problema, que já é antigo, mas parece que não está funcionando”. Por ano, para gerenciar a distribuição dos medicamentos, o Estado paga R$ 7 milhões, conforme contrato.
Presidente da Comissão, o deputado Antônio Azambuja (PP) afirmou que os parlamentares vão cobrar o envio de informações sobre medicamentos vencidos, além de ouvirem Rodrigues e representantes do Ipas.