Taques anuncia concurso e compra de viaturas para a segurança pública
O setor da segurança de Mato Grosso receberá novos investimentos ainda esse ano e também no primeiro semestre de 2016. Aumento do efetivo de policiais militares, concurso público para delegados e a compra de novas viaturas e motocicletas para rondas ostensivas estão entre as principais medidas que o Governo do Estado irá promover nos próximos seis meses.
O anúncio foi feito pelo governador Pedro Taques (PSDB) epelo secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, durante a primeira reunião geral com os presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) de Mato Grosso, realizada na manhã desta sábado (26).
Promovido no auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, o encontro contou com a participação dos 132 presidentes de Conseg existentes no Estado, que aproveitaram o encontro inédito com os representantes do Executivo para fazer reivindicações.
De acordo com a Casa Civil, pasta que promoveu o evento, mais de mil ofícios de solicitações foram protocolados. A maioria deles trata sobre construção de bases comunitárias e incremento do efetivo policial.
Entre os líderes de Consegs presente da reunião, estava o presidente de Paranatinga, Wellington Miranda. Aproveitando a presença do governador Pedro Taques, ele reforçou a importância que os Conselhos Comunitários de Segurança desempenham no combate à violência.
“Nós somos os ouvidos do governador hoje, e por sermos órgão popular consultivo, podemos, juntos com as forças de segurança, sugerir e ajudar o Estado a implantar ações em bairros e ruas que hoje estão precisando em muito da ação policial”, comentou Wellington.
Mais investimentos
Além de ouvir os pleitos dos presidentes do Conseg, a 1ª Reunião do Executivo com os voluntários que atuam na solução dos problemas da segurança serviu para avisá-los sobre os próximos investimentos na área.
De acordo com o Mauro Zaque antes de dezembro serão entregues 300 novas viaturas e 200 motocicletas para serem usadas em rondas ostensivas. Além disso até abril de 2016 estão previstas a formatura e o imediato ingresso às ruas de 3.490 homens que atuarão nas policiais Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.
“Também já está em andamento os detalhes para o concurso público com 130 vagas para novos delegados de polícia e a reforma de todas as bases de polícia comunitária de Mato Grosso, cujo modelo está sendo apresentado hoje”, anunciou o secretário de Segurança Pública.
Para o governador Pedro Taques, a iniciativa de reunir todos os representantes dos Conseg, é uma reaproximação que o Estado quer adotar. A proposta do encontro é proporcionar a oportunidade de propor soluções para as deficiências que elas identificam.
“A democracia não se faz só com o voto. A participação e o diálogo são as maiores características da democracia. E é o que estamos buscando e queremos que vocês continuem a fazer”, comentou o governador, que durante a solenidade foi homenageado pelo grupo de escoteiros Uniselva de Cuiabá, por seus trabalhos realizados quando escoteiro na juventude, e que esse ano completa 35 anos de fundação.