Marco Bertúlio entrega o cargo e Pedro Taques nomeia Eduardo Bermudez como secretário de Saúde
O governador Pedro Taques (PSDB) substituiu o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertulio, pelo também médico Eduardo Bermudez. A mudança deve ser oficializada no Diário Oficial que circula na próxima terça-feira (6). O novo secretário já vinha atuando em conjunto com Bertúlio há quatro meses, na implantação de um novo modelo de gestão na Secretaria de Saúde.
O novo secretário de Saúde é ex-membro titular do Conselho Nacional de Saúde e assessor técnico e parlamentar da Confederação Nacional de Saúde. Já foi diretor e secretário municipal de Saúde em Foz do Iguaçú (PR) e diretor administrativo e técnico de hospitais de grande porte no Distrito Federal (DF).
Esse é o segundo secretário a ser trocado este ano, desde que iniciou o mandato de Taques. O coronel Antônio Ribeiro Leite deu lugar ao também coronel Airton Benedito Siqueira Junior como chefe da Casa Militar em agosto. Os dois secretários deixaram o staff a pedido.
Na carta em que coloca o cargo à disposição, entregue na manhã desta segunda-feira (5), Bertúlio alegou motivos pessoais. Ele disse sentir orgulho de ter feito parte da equipe que iniciou o processo “de mudanças para melhor deste Estado, com o objetivo claro de recuperar a esperança e a autoestima do povo desta terra”. O governador, por sua vez, agradeceu o empenho de Marco Bertúlio no período em que ocupou a cadeira.
Rumores sobre a saída de Bertúlio do cargo o acompanham desde seus primeiros meses na pasta. Deputados e prefeitos demonstravam insatisfação com a condução da Secretaria de Saúde.