Governador apresenta potencial de Mato Grosso para investidores chineses
O governador Pedro Taques e o secretário de Desenvolvimento Econômico Seneri Paludo, se reuniram com empresários chineses e brasileiros para apresentar as potencialidades de Mato Grosso para investimentos em agricultura, turismo e outras áreas. O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira (12.04), no gabinete do governador.
O grupo de investidores do Grupo Pengxin está concretizando um investimento de aproximadamente 3 bilhões dólares em Mato Grosso, com a possibilidade de outros investimentos na ordem de até 20 bilhões de dólares em diversas áreas como agronegócio, infraestrutura, logística, indústria, comércio e setor energético em um prazo de 10 anos.
Durante a reunião, Taques apresentou o ambiente negocial que tem sido criado em Mato Grosso, os projetos para melhoria logística do Estado, como integração com o porto do Chile, além de mostrar as riquezas e o potencial do agronegócio local.
O governador também mostrou vídeos institucionais de Mato Grosso traduzidos para o mandarim e propôs um intercâmbio cultural entre estudantes, professores e empresários para ajudar a estreitar os laços entre o país e o Estado.
O secretário Seneri Paludo afirmou que esta foi a primeira reunião do Estado com um grande grupo privado Chinês com investimentos concretos e expectativas de diversas parcerias em outras áreas. “Definimos algumas estratégias como uma rodada de negócios com empresários chineses aqui no Brasil e também levarmos empresários brasileiros para conhecer as oportunidades dos negócios na China”.
Segundo o secretário também foi proposto uma parceria de estados irmãos entre Xangai e Mato Grosso.
Jiagn Zhaobai, fundador do Grupo Pengxin e Shanghai Pengxin Real Estate Development, conglomerado que conta com mais 40 empresas subsidiárias e trabalhos nos setores imobiliários, construção civil, agricultura, indústria e comércio, contou que ficou bastante surpreso com a seriedade e a ambiência para negócios encontrado em Mato Grosso. Ele afirmou que levará as experiências obtidas no encontro para China e que em breve espera anunciar mais parcerias no Estado.