Fé e devoção marcam a 8ª edição da Festa em devoção a Nossa Senhora do Pantanal
Manifestações de fé e devoção marcaram a 8ª edição da festa em devoção a Nossa Senhora do Pantanal, realizada neste domingo (30), na fazenda Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, comunidade do Tombador, zona rural de Jangada. Antes da celebração da missa, houve um farto chá com bolo.
A missa foi celebrada pelo Arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, e pelo Padre Mauro Sérgio de Amorim, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Jangada. Celebrada em local diferente dos anos anteriores, em frente à capela, a missa emocionou os fiéis presentes. A emoção era claramente vista na face de muitas pessoas.
O local foi maravilhosamente decorado pela organização. Animais feitos de artesanato enfeitaram o local onde era realizada a missa e o sentimento era de que a fazenda era uma “parte do pantanal”.
A festa envolve toda a comunidade e a cultura local é preservada. Grupo de siriri realizou uma breve apresentação, encantando a todos os que estiveram presentes. Participam da homenagem à Nossa Senhora do Pantanal desde crianças até os idosos, ou melhor dizendo, “jovens da melhor idade”.
Durante a celebração da missa, Dom Milton lembrou os milagres e a união da comunidade. Falou também sobre as manifestações que pararam o país. Disse que o Brasil está vivendo uma globalização.
Os milagres ocorridos no local foram lembrados por Márcia Campos. Ela esteve muito emocionada durante todo o tempo. Entre os milagres estão à cura de câncer e o caso de um jovem que sofreu acidente, permaneceu por 29 dias na UTI e realizou 17 cirurgias. Após os médicos não darem mais chances de vida, o jovem voltou á vida. Dias antes de se acidentar, o jovem havia encontrado a imagem de Nossa Senhora queimada em um lixo próximo da fazenda. A imagem havia sido retirada da capela.
A iniciativa em organizar a festa é dos empresários Márcia Campos e Aylon Neves, mas a comunidade colabora em tudo. É essa união que engrandece a cada ano a festa, que começou com 500 pessoas e hoje reúne milhares.