Jangadenses esperando os estrangeiros no aeroportoUm total de 25 jovens de diferentes países como o do Chile, Espanha, Singapura, e de outros estados brasileiros, estarão em Cuiabá para vivenciar uma experiência de intercâmbio e de inserção sociocultural denominada MAGIS. Eles viverão cinco dias na Aldeia Umutina (à 2h de Cuiabá) situada em Barra do Bugres, e nas comunidades de Mutum, Vaquejador e Ribeirão Acima, em Jangada (a 70 km de Cuiabá).
MAGIS é uma iniciativa dos jesuítas do Brasil, cujo objetivo é oferecer aos jovens brasileiros e estrangeiros a oportunidade de conhecerem a realidade deste país. A experiência antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece nos dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro e terá a presença do papa Francisco.
Já são 1.798 jovens inscritos no MAGIS Brasil neste ano. As atividades serão divididas em três momentos. Eles sairão de suas cidades de origem e nos dias 12 a 15 de julho se encontrarão em Salvador, Bahia.
No segundo momento, os jovens serão distribuídos em grupos e, nos dias 16 a 21 de julho, cada grupo de peregrinos será enviado para uma cidade brasileira para participar de diferentes experiências de intercâmbio e de convivência.
Em Cuiabá, este trabalho foi abraçado pelo projeto “Juventude Construtores da sua Própria História”, coordenado pela Analista Social do Centro Burnier Fé e Justiça, Cristiane Costa. Segundo ela, a ideia de trazer os 25 jovens do exterior e de outros estados brasileiros para a capital mato-grossense surgiu no ano passado. “Nessa troca de experiência vamos fazer com que esses peregrinos se tornem protagonistas de sua história e sempre fortalecidos numa fé espiritual”, declara Cristiane.
Dez dos 25 jovens serão enviados, no dia 16 de julho, para a Aldeia Umutina, em Barra do Bugres. Os demais vão para as comunidades de Mutum, Vaquejador e Ribeirão Acima, em Jangada. Durante cinco dias eles serão motivados a se inserir na vida e na cultura destas comunidades.
Para ajudar na comunicação, a atividade contará com três interpretes, dois de espanhol e um de inglês.
Na comunidade dos Umutinas, os jovens serão coordenados por João Inácio Wenzel, do Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), e por Rafael Furtado, estudante jesuíta. Os peregrinos serão acomodados numa escola situada no interior da aldeia. Em Jangada, os 15 jovens terão a companhia de mais cinco jovens de Cuiabá. A inserção na vida e no trabalho cotidiano das famílias da comunidade fará parte das atividades coordenadas por Vera Lobo, das Irmãzinhas São Vicente de Paulo, e Maria Rossi, das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs-MT). Durante esses cinco dias, os peregrinos irão conhecer e participar das atividades de produção de alimentos na padaria local, na farinheira e no engenho de rapadura. Os jovens e as coordenadoras serão hospedados nas casas das famílias que se habilitaram a cooperar com esse projeto.
O jovem Rodrigo Juvino, 20, de Jangada, vai para a Aldeia Umutina e revela que está ansioso para que essa experiência aconteça. “Quero aprender com eles. Refletir sobre a vivência dos indígenas e, principalmente, aprender sobre a tradição deles. Estou aguardando por este momento”, diz.
Já Andressa Vieira, 18, de Jangada, irá receber alguns jovens em sua residência. Para ela, esse momento será importante para a comunidade mostrar sua tradição cultural. “Espero que seja legal, que eles venham adquirir conhecimento sobre nossa cultura”, declara Andressa, apreensiva com a estadia dos jovens oferecida por sua família.
No terceiro momento da experiência, os peregrinos retornarão para Cuiabá. Na tarde do dia 20 de julho, serão convidados para partilhar a experiência adquirida durante os cincos dias vividos nas comunidades de Jangada e do povo Umutina.
A etapa da convivência cultural não será igual em outros Estados. Por exemplo, em Belém (Pará), os peregrinos irão participar do Pop Magis, onde criarão uma coreografia teatral sobre a história dos jesuítas no Brasil. Já em Campinas (SP), os jovens vão se inserir em ONGs que atendem crianças carentes.
No dia 21 de julho, os 25 jovens do Chile, Espanha, Singapura e de outros estados brasileiros, mais quatro jovens de Jangada, vão para o Rio de Janeiro para compartilhar suas experiências vividas com os demais jovens distribuídos pelo Brasil afora. No dia 23, é a abertura da JMJ, na qual os jovens integrantes do Magis 2013 se unirão aos outros jovens vindos de diferentes cantos do planeta.