Jangadenses participarão da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro
+ Geral
Segunda, 22 Julho 2013
| DA REDAÇÃO
Milhares de jovens de todos os continentes participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho, com a presença do Papa Francisco. Jovens Jangadenses estarão presentes no evento e já estão ansiosos para o encontro com o Pontífice.
Os Jangadenses Maiço Mialho, Jonas ferreira, Camila Sales e Jocelina Nunes serão os representantes da Capital do Pastel na JMJ. A expectativa é grande.
Jonas Ferreira, Jocelina Nunes, Camila Sales e Maiço Mialho serão os representantes da Capital do Pastel na Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
O avião do Pontífice decolou às 8h55 (3h55 de Brasília), de Roma. “Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ”, postou o papa argentino em seu Twitter durante o voo rumo ao Rio de Janeiro.
Até o seu retorno para o Vaticano, o Papa Francisco também cumprirá agendas diplomáticas e irá até Aparecida (SP), na quarta-feira (22). Para as autoridades brasileiras, questões relativas à segurança e aos protestos de rua no Rio de Janeiro se transformaram em desafio e polêmica na visita papal. Para o Pontífice, o foco da viagem são os mais de 350 mil jovens inscritos na JMJ.
A Jornada Mundial
A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro internacional de jovens com o Papa. Ela foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1984. A primeira edição foi realizada em Roma, em 1986. Na última realização, em 2011, o evento reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Madri, na Espanha.
O evento acontece a cada três anos. Para não coincidir com a Copa do Mundo de 2014, a edição no Rio de Janeiro foi antecipada para 2013, e acontecerá de 23 a 28 de julho. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas em âmbito diocesano, chamada Jornada Diocesana da Juventude, no Domingo de Ramos, quando se comemora também o Dia Mundial da Juventude.
Para ser sede, o bispo ou a Conferência Episcopal do país precisa candidatar a cidade. A escolha é feita intercalando países da Europa e do restante do mundo. O objetivo é que os peregrinos percebam as necessidades sociais de cada povo. O anúncio da cidade que sediará a próxima edição é feito pelo Papa no último dia de cada edição.
Dom Eduardo Pinheiro, responsável pela Conferência Episcopal Brasileira da Juventude, pediu ao Papa Bento XVI que escolhesse o Brasil como sede durante o encontro dos jovens com o Pontífice no Pacaembu, em São Paulo, em 2007. Três pontos foram destacados para a escolha do Rio: a religiosidade do Rio; o trabalho da igreja na área social; e a participação dos cariocas nos trabalhos pastorais. A cidade tem entre os principais cartões postais o Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo.
Os símbolos da Jornada são a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. A cruz de madeira de 3,8 m foi construída no Vaticano e colocada como símbolo da fé católica. Em 1984, João Paulo II entregou a Cruz de Cristo à juventude e pediu que os jovens a levassem adiante como forma de evangelizar. Em 2003, o Papa deu o segundo símbolo de fé aos jovens, o ícone de Nossa Senhora. No Brasil, eles passaram por mais de 250 dioceses, hospitais, escolas, presídios e comunidades indígenas.