Duas das 4 faixas da avenida XV de Novembro, no bairro Porto, em Cuiabá, serão interditadas na segunda quinzena de maio. O canteiro de obras para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será aberto nas 2 faixas de rolamento centrais da avenida, que recebe grande fluxo de veículos que seguem em direção a Várzea Grande.
A previsão é que as obras terminem em março do ano que vem e comerciantes se mostram preocupados com os impactos sociais na região.
O sentido da avenida XV de Novembro será transformado em mão-dupla. Uma das faixas dará acesso à avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e a outra à ponte Júlio Müller. Segundo a Secretaria Extraordinária Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), serão bloqueados os acessos das avenidas Senador Metello e Major Gama à XV de Novembro, ou seja, o condutor não poderá converter à esquerda e somente atravessar a via interditada parcialmente.
As vagas de estacionamento localizadas às margens da via serão suprimidas para permitir a fluidez dos veículos que só terão 1 faixa para o trânsito em cada sentido. Ao longo da via serão instalados 5 pontos novos de ônibus para atender os passageiros e adequados as rotatórias e contornos.
Com a interdição parcial, o assessor de mobilidade urbana da Secopa, Josemar Araújo Sobrinho, avalia que o congestionamento está previsto e a pasta oferece rotas alternativas.
Para os motoristas que seguem no sentido Centro ao bairro Porto podem ser utilizadas a rua 13 de Junho, Barão de Melgaço e São Cristóvão. No sentido contrário são oferecidas a avenida Comandante Costa, São Cristóvão e Miranda Reis.
A interdição permitirá a construção da linha do VLT, modal de transporte escolhido dentro do pacote de obras para melhorias da mobilidade urbana na Capital e Várzea Grande. Além dos trens será construída na região 1 estação do transporte e uma nova ponte sobre o rio Cuiabá. A faixa de rolamento no sentido de Várzea Grande para Cuiabá da ponte Júlio Müller será utilizada para passagem do VLT. A nova ponte servirá para permitir o trânsito destes motoristas.
Previsão da interdição parcial é a partir do dia 15 de maio. Até a data serão instalados 3 novos conjuntos semafóricos e adequados os já existentes. Diferente da interdição realizada no trevo do Santa Rosa, que foi em 3 etapas, Josemar avalia que o caso da avenida XV de Novembro requer intervenção total.
O VLT terá 15 quilômetros de extensão e 2 linhas para atendimento dos passageiros. Um dos trajetos inicia no CPA e vai ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. Este eixo terá 2 terminais de integração (CPA 1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no Aeroporto), além de 22 estações de transbordo.
No eixo Coxipó-Centro serão 7,2 quilômetros de extensão. O projeto prevê um terminal de integração (Coxipó) e 11 estações de transbordo. Nesse eixo será feito a reestruturação do canal da Prainha, na região central da Capital.