5ª Conferência Municipal de Assistência Social seleciona propostas para a Etapa Estadual

Imprimir
+ Geral
Quinta, 01 Agosto 2013 | DA REDAÇÃO
Com o tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema Único da Assistência Social”, a 5ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social de Jangada, foi realizada nesta quinta-feira (01.08), na Escola Arnaldo Estevão de Figueiredo. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social.
De acordo com a 1ª dama e Secretária de Assistência Social, Elizangela Kemer, um dos  objetivos da conferencia municipal é discutir e propor polícias públicas de apoio social à população mais vulnerável no meio da sociedade, baseadas nas normas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que garante o direito de respeito e cuidado com o cidadão (ã).

As propostas serão encaminhadas para o Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS)As propostas serão encaminhadas para o Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS)

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Leanderson Gregório, destacou que, com base na avaliação local, a conferência objetiva analisar, propor e deliberar as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), além de preparar tópicos para serem abordados na Conferência Estadual.
O Secretário de Educação do município, Dejacir Almeida, destacou, durante a abertura, a importância da participação da população na conferência. Frisou ainda que a população precisa estar envolvida nas discussões visando a melhoria do município.
Enézio foi o único vereador que participou da conferencia. Ele pontuou que “a conferencia é muito importante para Jangada, porque é através dos projetos e encaminhamentos que o progresso acontecerá”.

Autoridades, durante a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social Autoridades, durante a 5ª Conferência Municipal de Assistência Social

A diretora da Escola Arnaldo, professora Cleusa Cunha, lamentou a pouca participação da população na conferência. De acordo com a diretora, é necessário que a população participe mais nestes eventos.
Os beneficiários dos programas sociais, integrantes dos conselhos municipais e a comunidade em geral, participam de grupos de trabalhos no evento onde as propostas estão sendo discutidas em seis eixos: O cofinanciamento obrigatório da assistência social; Gestão do SUAS, vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação;  Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no SUAS e Regionalização.
As propostas serão encaminhadas para o Conselho Estadual de Assistência Social, CONSEAS, e para a etapa estadual da Conferência da Assistência Social. Na ocasião foram eleitos os delegados que representarão a cidade nas conferências estadual e nacional.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews