Prefeito participa de reuniões para orientar comunidades sobre o PNHR
O Prefeito de Jangada, Valdecir Kemer, participou na última semana de uma série de reuniões com objetivo de orientar a comunidade da zona rural de Jangada sobre o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Criado pelo governo federal e executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), o programa concede ajuda financeira a trabalhadores rurais interessados em construir e reformar.
A organização do programa em Jangada está sendo feita pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Foram realizadas 10 reuniões abrangendo 28 comunidades. Participaram das reuniões o Secretário de Desenvolvimento Rural, Esmael Divino, o presidende do Sindicato Rural, Joel Mialha, vereador Roberto da Empaer e o presidente da Câmara, vereador Flávio Rondon.
As reuniões foram realizadas com objetivo de explicar quem poderá aderir ao programa e como será o funcionamento. Os técnicos da Secretaria, Nilton Damião e Adilson Pereira, realizaram um levantamento e o pré-cadastro dos trabalhadores. O próximo passado é a entrega da documentação. O cadastro é feito na sala da Secretaria, que fica anexa ao Sindicato Rural. Aproximadamente 300 famílias podem aderir ao programa em Jangada.
Esmael avaliou positivamente a reunião. Ele frisou que a comunidade compareceu em grande número em todos os locais. O Presidente do Sindicato Rural, Joel Mialha, também destacou que a população está aceitando muito bem o programa.
O prefeito afirmou que esse programa é muito importante para a população da zona rural do município. “O programa beneficiará muitas famílias do município. É necessário que a população se mantenha informada dos processos que devem ser feitos e da documentação exigida”, pontuou.
Durante as reuniões, Gauchinho orientou aos produtores rurais que mantenham a filiação ao sindicato sempre em dia. “Os produtores tem que se manter em dias com o sindicato, pois só eles podem ser beneficiados com as melhorias que o sindicato proporciona”.