Polícia Militar de Mato Grosso tem novo uniforme
Cinza bandeirante. Essa é a nova cor que compõe o novo uniforme da Polícia Militar de Mato Grosso, no lugar do azul petróleo. A troca do fardamento da instituição visa proporcionar mais conforto e harmonia ao cotidiano profissional do policial. A entrega será feita a partir da próxima segunda-feira (13-05) e encerra em 28 de junho deste ano.
Todo efetivo da PM, cerca de 7 mil policiais, receberá dois conjuntos operacionais, composto por gandola, calça, camiseta, cinto, cobertura (gorro) e coturno. Para esse processo de reformulação do uniforme institucional da PM, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 5 milhões.
Conforme o superintendente de Apoio Logístico e Patrimônio (CALP) da PM, tenente coronel Cezar Gomes Metelo, após o processo licitatório, foi realizado um levantamento sobre as especificações técnicas dos uniformes, entrega e catalogação para repasse aos policiais.
Além disso, explica Cezar Gomes, “a instituição desenvolveu um sistema biométrico que compila todos os dados da tropa e a entrega do material será feita mediante a chancela biométrica de cada policial. E esses dados serão mantidos arquivados para posteriores repasses”.
Segundo o comandante geral da PM, coronel Nerci Adriano Denardi, “a padronização do uniforme segue os critérios especificados no decreto nº 1.400/2012, que abrange 70 composições de uniformes de todas as unidades policiais, inclusive as especializadas”.
Aos policiais que atuam no Comando Geral da PM, demais unidades subordinadas aos Comandos Regional de Cuiabá (CR I), Várzea Grande (CR II) e Especializado (Cesp) e que estão à disposição, a entrega será realizada entre os dias 13 e 24 deste mês, no Quartel do Comando Geral da PM (QCG), em Cuiabá. Os que atuam no interior do Estado, o repasse será feito nos respectivos Comandos Regionais.
Caso haja necessidade de alguma troca posterior ao recebimento do novo uniforme, a instituição fará a troca entre os dias 24 e 28 de junho, exclusivamente na sede do QCG. Segundo o superintendente da CALP, “o uso do novo fardamento será comunicado oficialmente após todo o processo de repasse”.