Projeto do CRAS visa resgatar espirito das brincadeiras antigas

Imprimir
+ Geral
Quinta, 22 Agosto 2013 | DA REDAÇÃO
Que adulto não recorda dos velhos tempos de criança, quando as brincadeiras eram aprendidas entre os amigos, vizinhos e promoviam, além de divertimento, a manutenção da saúde e do desenvolvimento psicomotor? Com objetivo de resgatar essas brincadeiras, além de promover a socialização e interação afetiva entre criança e família, a equipe do CRAS vem desenvolvendo o projeto “O Resgate do Brincar”.
O 2º encontro do projeto ocorreu nesta quinta (22), no prédio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Mais de 50 pessoas entre crianças, pais e colaboradores estiveram envolvidos. O projeto é uma iniciativa da assistente social Cristiane Morais.

Projeto do CRAS visa resgatar brincadeiras antigasProjeto do CRAS visa resgatar brincadeiras antigas

Os trabalhos do projeto serão divididos em dois momentos. No primeiro, os adulto(s) responsável(is) pelos cuidados das crianças participam de atividades sem a presença das crianças (Atividade própria do PAIF). No segundo momento, o adulto (e outros membros da família) participa(m), junto com a criança, de espaços destinados à brincadeira e interação entre crianças e entre crianças e adultos;
Cristiane destaca que o brincar cria vínculos, possibilita compreender as expressões de quem brinca, o significado que atribui às pessoas e ao mundo, permite a ressignificação de suas experiências e promove o desenvolvimento.
Ela observa que ainda com a atividade lúdica, este serviço busca viabilizar que o trabalho de fortalecimento de vínculos entre o responsável e a criança crie formas de relação que sejam acolhedoras para a criança que se encontra em uma fase de desenvolvimento biopsicossocial que demanda um espaço de segurança constituído na relação com quem cuida.
“O familiar responsável pelos cuidados da criança e os demais familiares são quem poderão proporcionar uma base segura para seu desenvolvimento, assim como um espaço relacional acolhedor e de referência para as relações posteriormente ampliadas ao social”, alerta.
A assistente social convida os pais ou responsáveis que procurem o CRAS para participarem do projeto “O Resgate do Brincar”.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews