Moradores de Jangada são beneficiados com mais uma etapa do projeto luz em conta
+ Geral
Terça, 17 Setembro 2013
| DA REDAÇÃO
O projeto Luz em Conta está de volta a Jangada. Uma equipe formada por profissionais da Secretaria de Assistência Social e da Cemat estiveram em Jangada nesta segunda-feira (16.09) substituindo geladeiras antigas por equipamentos novos, que consomem menos energia elétrica.
Ao todo, 39 famílias do município foram beneficiadas na Capital do Pastel. A distribuição ocorreu nos bairros Centro, Altos da Jangada, Bairro da Ponte, Cohab Jayme Campos, Passa Três e Nova Jangada.
Projeto luz em conta beneficia moradores de Jangada
A secretária de Assistência Social e 1ª dama do município, Elizangela Kemer, salientou a importância do programa Luz em Conta. ”É muito gratificante contribuir com este projeto, principalmente pela grande economia que representa para as famílias, jáque uma geladeira nova gasta 80% menos que uma antiga. Vale destacar ainda os problemas dos gatos na luz, que além de caracterizar crime por furto de energia, impedem o acesso aos benefícios do programa”, salientou a secretária.
“O objetivo do nosso programa de eficiência energética é justamente esse: reduzir o consumo de energia. Com isso, os beneficiados podem destinar parte do orçamento doméstico para outras necessidades”, destaca o coordenador de Mercado, Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento da Cemat, Wagner Gentil.
Criado em 2004 e implantado definitivamente em 2007, o Luz em Conta beneficia famílias de baixa renda, cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica, e já substituiu mais de 25 mil geladeiras e 75 mil lâmpadas em Mato Grosso.
Cada família contemplada recebe uma geladeira de 298 litros e lâmpadas fluorescentes de 20W. A geladeira possui o selo Procel de eficiência energética, o que atesta a qualidade do eletrodoméstico. Com a troca dos equipamentos por outros novos é possível reduzir consideravelmente o valor da fatura de energia elétrica.
Uma das características do projeto é o ganho ambiental que ele proporciona. As geladeiras e lâmpadas antigas são enviadas para uma empresa de reciclagem, que fica responsável por dar um destino correto aos equipamentos. A reciclagem das geladeiras exige cuidado. Primeiramente, é preciso retirar o clorofluorcarbono (CFC) contido nos aparelhos e armazená-lo em cilindros. Somente depois disso, os refrigeradores podem ser reciclados. Dessa forma, o Luz em Conta tem contribuído para evitar que as geladeiras velhas sejam descartadas em qualquer lugar. Muitas vezes, elas são deixadas em terrenos baldios, onde se transformam em entulho e liberam CFC para o meio ambiente.