Um madeireiro de 38 anos foi preso nesta segunda-feira (11) em Aripuanã, a 1.002 km de Cuiabá. Ele já havia fugido de uma ordem de parada da Polícia Federal na última sexta-feira (8), porém conseguiu escapar.
Durante a ação na sexta, o suspeito, ao receber ordem de parada, acelerou a caminhonete que dirigia contra os policiais. Na caçamba do veículo havia um homem armado com uma espingarda calibre 12.
De acordo relatório da PF, os policiais escaparam por poucos centímetros. Os agentes foram atrás dos homens, mas encontraram o veículo que eles dirigiam abandonado.
O mandado de prisão preventiva contra o homem foi expedido pela Vara Federal de Juína (MT). O preso é acusado de crime de desmatamento no interior de uma terra indigena, obstrução contra a administração ambiental e atentado contra a vida de integrante da força policial em serviço.
A prisão faz parte da 3ª fase da Operação Onipresente, batizada de Taquaral III. Na 4ª fase - Taquaral IV, deflagrada neste final de semana, 9 caminhões carregados de madeira ilegal foram apreendidos também na Terra Indigena Aripunã.