Investigadores, suplente de vereador, faxineira e filha; veja alvos da polícia
+ Polícia
Quarta, 07 Dezembro 2022
| GazetaDigital
Suplente de vereador de Cáceres (225 km ao Oeste de Cuiabá), Antônio Mamedes Pintos de Miranda (Republicanos), está entre os alvos na Operação Efialtes, deflagrada nesta quarta-feira (7) pela Polícia Civil. Antônio também é investigador de polícia e está foragido.
Além de Antônio, são alvos da operação: Paulo Sérgio Alonso, Ariovaldo Marques de Aguilar, Sérgio Amancio da Cruz e Luismar Castrillon Ramos, todos lotados nas delegacias de Cáceres.
Consta ainda a prisão de Túlio Senabio do Carmo, 25, Maria Lúcia da Silva, 51 e da filha dela, Ariane da Silva Almeida, 22 e Cristian Souza da Cruz, 22. Maria era faxineira do Cisc de Cáceres. Já Cristian é filho de Sérgio Amancio, ele foi pego com uma porção de maconha.
A quadrilha atuava em 3 grupos, sendo o primeiro dos policiais e auxiliares – responsáveis pela substituição e furto das drogas apreendidas; o segundo era composto pelos traficantes, que compravam a droga e faziam o transporte; o terceiro e último era formado pelos laranjas, que lavavam dinheiro.
Conforme a Polícia Civil, o esquema foi descoberto no dia 19 de abril, quando estava programada a incineração de drogas na cidade. Na hora, perceberam que o lacre das embalagens estava violado. Perícia foi acionada e na análise, descobriram que todos os lacres e embalagens foram violados.
Em alguns envelopes, os criminosos trocaram a droga por areia e gesso. Na época, foi realizada a correição na sala do Defron, onde as drogas ficavam armazenadas. Foi identificado um plástico violado, com diversos tabletes.
Para a surpresa dos policiais, se tratava de algo semelhante a isopor. Todos os lacres violados passaram por perícia e foi constatado que toda a droga apreendida, lacrada e armazenada na Defron foi substituída por isopor, gesso e areia.
São 39 mandados de prisão preventiva, 59 buscas e apreensões, além de 4 ordens de suspensão de atividades de empresas utilizadas para lavar dinheiro. Foram sequestrados 14 veículos, 4 imóveis e o bloquei de contas bancárias dos alvos, bem como R$ 25 milhões.