O 1° Esquadrão Independente de Policiamento Montado (Cavalaria da PM) apreendeu um caminhão da prefeitura de São Félix do Xingu/PA, carregado com mudanças na noite desta sexta-feira (09), por volta das 20h20, durante uma abordagem na MT-249, em Nova Mutum/MT.
A equipe da cavalaria trafegava pela MT-249, quando visualizou um caminhão baú transitando com a iluminação traseira toda apagada, colocando em risco a vida de motoristas, com intuito de alertar o motorista dos riscos, foi feita abordagem no caminhão, e durante checagem da documentação, foi constatado que se tratava de um veículo oficial da prefeitura de São Félix do Xingu/PA. Seu condutor se identificou como funcionário público da prefeitura do município.
Durante entrevista com os militares o motorista relatou que o prefeito da cidade de São Felix do Xingu/PA, Sr. João Cleber de Souza Torres (MDB), teria dado ordens para que buscasse uma mudança da mãe do secretário de obras do município, Sr. Valter Marcelo Ramos, em Ji Paraná/RO, e que ele havia saído de São Félix dia 01 de dezembro e na data de hoje enquanto retornava para o município, foi abordado pela equipe da Cavalaria da PM.
A guarnição solicitou a ordem de serviço, porém o motorista informou que não havia documento, pois se tratava de uma mudança particular e que o único documento que possuía era de arrecadação de receitas Estaduais do Estado e Rondônia, emitido em nome da Prefeitura de São Félix do Xingu, com origem de Ji Paraná/RO e destino São Félix do Xingu/PA.
O motorista ainda relatou que recebeu um pix no valor de R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais) como ajuda de custo para realizar a viagem. Junto da mudança havia dois tambores com combustível que era usado para abastecer o caminhão durante o percurso.
Por se tratar de uma viagem interestadual, utilizando a máquina pública e não se tratando de um deslocamento oficial, caracterizando em crime de peculato, o veículo e o motorista foram encaminhados a Delegacia Judiciária Civil de Nova Mutum/MT, para as devidas providências.
O motorista não chegou a ser preso, ele foi ouvido e liberado, já o veículo se encontra apreendido na delegacia, o motorista vai responder pelo crime de Peculato, já o prefeito e o secretário de obras pelos crimes de Peculato e Improbidade Administrativa contra Princípios da Administração e Prejuízo aos Cofres Públicos.