Ações da Segurança Pública são apresentadas aos prefeitos de MT
Um diagnóstico da realidade atual da Segurança Pública bem como o plano de ações e operações que estão sendo deflagradas no Estado foram os destaques da fala do secretário de Segurança Pública (Sesp), Mauro Zaque, ao governador Pedro Taques e prefeitos dos municípios mato-grossenses no encontro realizado nesta terça-feira (03.02), no Salão Nobre Secretário Clóvis Vettorato, em Cuiabá.
Uma das áreas prioritárias do governo, a Segurança Pública, vem sofrendo importante processo de mudança com o novo modelo de gestão baseado na regionalização, integração das forças, fortalecimento das agências de Inteligência e repressão qualificada, que já produz resultados significativos em todo Estado.
Pelo projeto das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec de 15 regiões do Estado terão áreas coincidentes. As Regionais da Polícia Civil irão coincidir com os comandos regionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e unidades da Politec, propiciando a integração das forças dentro de uma mesma circunscrição, na prevenção e enfrentamento à criminalidade.
Outro destaque da pauta foi a Operação Impacto, que desde o dia 06 de janeiro está sendo desencadeada em todo Estado. As ações da operação são baseadas em estratégias e levantamentos da Inteligência da Sesp, sendo subdividida em três outras operações: Start, Asfixia e Precisão.
Na Operação “Start”, blitzes são montadas sem aviso prévio e os policiais ficam prontos para agir em qualquer situação que se apresente. Na Operação “Asfixia”, são realizadas ações policiais baseadas em mapeamento das principais áreas de criminalidade, com fiscalização de comércios. Esta operação vem acontecendo de forma intensa em Cuiabá e Várzea Grande.
Já na Operação “Precisão”, forças especializadas são deslocadas para pontos específicos, com mandados de busca, apreensão e prisão, no objetivo de capturar os chamados “chefes do crime”.
Em 30 dias de intensas ações em Mato Grosso, grande quantidade de droga foi apreendida, quadrilhas foram desarticuladas, traficantes e homicidas procurados pela Justiça foram presos. “Por meio da operação Precisão conseguimos prender Paulo Berechavinski, de 52 anos, procurado pela Justiça de três Estados: Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, condenado a mais de 300 anos de prisão pela autoria de mais de 30 homicídios”, destacou Mauro Zaque.
Ainda, como parte da grande Operação Impacto, ações das operações Start, Asfixia e Precisão serão levadas aos municípios do interior de Mato Grosso com maiores índices de criminalidade, como Sinop e Rondonópolis.
“Em um mês de gestão tivemos resultados positivos na redução de crimes como furto, roubo e homicídio”, frisou o secretário.
Ainda durante o evento, Mauro Zaque destacou a intenção da Sesp em suprir as necessidades de efetivo nas unidades de Segurança Pública nos municípios de Mato Grosso. “Já chamamos os aprovados no último concurso da Polícia Civil e estamos com concursados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em fase de academia”, disse Zaque, enfatizando que a Secretaria vem trabalhando a possibilidade de aproveitamento do cadastro de reserva do último certame das polícias, além de estudo que está sendo feito para elaboração de um novo edital de concurso para a Segurança Pública.
“Boa parte dos municípios do Estado daqui alguns anos terá um aumento populacional considerável, e a Segurança Pública precisa acompanhar esse processo”, completou. Outras pautas prioritárias da reunião do governador com os prefeitos foi com a Pasta da Saúde, Educação, Infraestrutura e Fazenda.