Após fuga, Governo apresenta novo diretor da Cadeia Pública de Nova Mutum
O secretário Adjunto de Administração Penitenciária, cel PM Clarindo Alves de Castro, que se encontra em Nova Mutum desde a madrugada desta quinta-feira (05.01) para comandar a recaptura dos 26 recuperandos que fugiram da Cadeia Pública do município – dos quais seis já foram recapturados, informa que o novo diretor da unidade será apresentado a sociedade tão logo a delegada da cidade termina o flagrante.
Antônio Pereira Lima é servidor concursado do Estado de Mato Grosso e atua no Sistema Penitenciário (Sispen-MT) há mais de 11 anos. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato grosso (UFMT), tem em seu currículo curso de Operações Especiais Penitenciários.
O secretário Adjunto informou também que o diretor e os dois agentes penitenciários que estavam de plantão durante a fuga responderão por facilitação qualificada de fuga, sob sua custódia, e peculato culposo pela subtração de armamento da cadeia. Os três foram transferidos para a Cadeia Pública de Santo Antônio do Leverger, unidade que recebe servidores acusados de irregularidades.
A delegada da Polícia Civil responsável pelo caso, Angelina de Andrade Ferreira Ticianel, declarou que os três servidores da Sejudh-MT lotados naquela unidade teriam sido negligentes quanto a guarda dos recuperandos.
“Duas mulheres, uma delas namorada do suposto autor do plano, identificado como Bruno Ojeda Amorim, foram até a cadeia com bebidas alcoólicas, e lá conseguiram, de uma forma que não foi esclarecida ainda, fazer com que eles bebessem o líquido; após serem dopados conseguiram abrir a grade central de acesso as celas internas”, informou a delegada.
A Polícia Judiciária Civil (PJC) vai analisar as imagens do circuito de segurança para confirmar a identidade das mulheres que ajudaram na fuga.