Polícia prende família de pistoleiros que atuava em PA e interior de MT
Três homens da mesma família, acusados de atuar como pistoleiros, foram presos em uma ação da Polícia Judiciária Civil com apoio da Polícia Militar, na terça-feira (21.04), em Vila Rica (1.259 km a Nordeste). Os acusados, Paulo Junior dos Santos Pinto, conhecido como “Junin”, Leandro Silva Carvalho, o “Leadrin” e Jadson Roberto dos Santos Pinto, o “Jadin”, são apontados como autores de três homicídios ocorridos entre os meses de março a abril, no município.
De acordo com as investigações da Delegacia de Vila Rica, os acusados conhecidos como “Família do Tezinho” são primos e irmãos, integrantes de uma organização criminosa que atua com “pistolagem” na região sul do Estado do Pará e que estavam fazendo o mesmo tipo de trabalho em Vila Rica.
Segundo o delegado que coordena as investigações, Gutemberg de Lucena Almeida, os criminosos são conhecidos por aterrorizar os municípios de Santana do Araguaia e Vila Mandi, no sul do Pará, sendo atribuídos a eles uma série de homicídios na região. “Já entramos em contato com a Polícia do Estado e estamos aguardando informações sobre a quantidade de crimes cometidos e modo de ação dos suspeitos”, disse.
Em Vila Rica, o trio é investigado por três homicídios ocorridos nos dias 02 e 29 de março e 13 de abril, todos com as vítimas executadas com vários tiros no rosto. Após as investigações que levaram a identificação dos suspeitos, policiais realizaram buscas na propriedade rural que a “Família Tezinho” utilizava como ponto de apoio, onde foram encontradas 06 munições calibre 38 e 12 munições calibre 40, além de balaclavas, coldres e roupas táticas utilizadas nas ações criminosas.
Os suspeitos foram conduzidos a Delegacia de Vila Rica e além de serem indiciados como autores dos homicídios, foram autuados em flagrante pelos crimes de organização criminosa e posse irregular de munições de uso permitido e uso restrito.
O delegado Gutemberg explicou que as prisões dos suspeitos aconteceram uma semana após o último homicídio e fazem parte da primeira etapa da investigação que prossegue sob o seu comando, além de agradecer a participação da Polícia Militar na operação.
“A operação Sicários desencadeada pela Polícia Civil em Vila Rica, com apoio da Polícia Militar, veio de forma rápida não só reprimir a atuação dessa família de pistoleiros na região, como prevenir a ocorrência de outras possíveis mortes por encomenda, que tem, em geral, como ponto de partida, conflitos agrários e acertos financeiros na aquisição de posses”, disse o delegado.
“Graças a coesão do trabalho policial hoje comemoramos o Dia da Polícia com a prisão dos mais temidos pistoleiros do Sul do Pará e Nordeste do Mato Grosso”, completou.
Participaram da operação os policiais civis Nilton Robertino Regis, Neide Dalva Bernardes, Flávio André Ornellas, Edenir Paulista, Dhiego Ribas e Augusto Renato Magri, coordenados pelo delegado Gutemberg Lucena de Almeida, com apoio da Polícia Militar sob comando do Tenente Jefferson Mascarenhas.