Com 45 mortes na Grande Cuiabá, julho é o mês mais violento do ano
Quarenta e cinco mortes foram registradas no mês de julho em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital mato-grossense. De acordo com dados estatísticos da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), de todos os meses de 2015, julho teve o maior número de assassinatos nas duas cidades.
No mês passado, segundo a Sesp, em Cuiabá foram registrados 32 homicídios, enquanto que em Várzea Grande foram contabilizados 13 assassinatos. No levantamento, Cuiabá registra os seguintes números de homicídios: 22 em janeiro, 14 em fevereiro, 18 em março, 25 em abril, 12 em maio, 23 em junho e 32 no mês de julho.
Já sobre Várzea Grande a polícia tem os seguintes dados: 12 assassinatos em janeiro, 8 em fevereiro, 7 em março, 14 em abril, 16 em maio, e 13 tanto nos meses de junho quanto de julho. Se somados, os assassinatos em Cuiabá e Várzea Grande entre janeiro e julho chegam a 229 casos.
Assassinatos
Entre os casos registrados, está o de um rapaz de 24 anos que foi assassinado pelo padrasto dele, de 56 anos. O crime ocorreu no dia 20 de julho na casa da família, no Bairro Jardim Eldorado, em Várzea Grande. Os dois teriam discutido e o padrasto matou o enteado a facadas. Ele fugiu após o homicídio.
Também em Várzea Grande, um vendedor boliviano foi assassinado na noite do dia 29, na casa onde morava no Bairro São Mateus. De acordo com informações da Polícia Militar, o boliviano tinha 53 anos e morava no Brasil havia 15. Ele teria sido morto após uma discussão por conta de um ponto de venda de água. O suspeito de cometer o crime também está foragido.
Medidas
Algumas medidas, além das que são constantes, foram tomadas pelos órgãos da Segurança Pública na Grande Cuiabá. Em uma das ações a Polícia Militar reforçou o policiamento na região do Bairro Pedra 90, em Cuiabá. O aumento de assassinatos nessa localidade fez com que a polícia aumentasse as rondas no bairro.
Na última quinta-feira (6) equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) iniciaram patrulhamento ostensivo aéreo em Cuiabá e em Várzea Grande. Conforme a Sesp, o objetivo é percorrer pelos bairros com maior incidência de roubos e furtos, nas duas cidades, por período indeterminado.
Os bairros foram escolhidos com base no levantamento do setor de inteligência da secretaria dos locais com maior registro de ocorrências de roubo e furto. Para as ações, serão usados os três helicópteros disponíveis atualmente no Ciopaer.