Cinco presos estão foragidos após serrarem tela de penitenciária em MT
Cinco presos continuam foragidos até este domingo (16) depois de serrarem uma tela de proteção da Penitenciária Major Eldo Sá (conhecida como Mata Grande), na cidade de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. A fuga ocorreu na noite de sexta-feira (14) depois que um grupo serrou a tela de proteção da ala e escapou pulando o muro do local. Os presos usaram cordas feitas com lençóis para escaparem.
De acordo com a direção da unidade, inicialmente oito presos teriam fugido da penitenciária, porém, uma nova contagem foi feita neste sábado (15) e o número foi corrigido para sete fugitivos, e não oito como anteriormente foi informado. Dois dos presos foram recapturados no mesmo dia.
Na noite da fuga um dos agentes penitenciários percebeu a movimentação dos presos e atirou para tentar impedir a saída. Um preso que pulava o muro foi atingido e recapturado. O segundo preso recapturado foi encontrado em uma chácara perto da unidade prisional.
A Penitenciária Major Eldo Sá tem capacidade para 800 detentos, mas tem atualmente mais de mil presos. Os foragidos estavam presos por homicídio, assalto, latrocínio (roubo seguido de morte), furto qualificado e tráfico de drogas. Eles têm idade entre 21 e 31 anos.
A direção do presídio disse que deverá abrir uma sindicância interna para apurar o caso e verificar se houve facilitação por parte de agentes penitenciários.