Em Cuiabá, motoristas recebem ligação para retirar carro de local irregular
Em Cuiabá, os motoristas que não respeitam a lei estão levando um puxão de orelha pelo telefone celular.
O taxista que parou em fila dupla tem a desculpa na ponta da língua: “Vou tirar rápido. Estou só esperando ela descer ali", diz.
A motorista deixou o carro estacionado em lugar proibido e sabia que estava errada. “Estou com pressa”, rebate ela.
Esse pensamento de que "vou deixar o carro aqui porque é rapidinho" é comum. Muitas vezes porque em alguns lugares, o motorista olha pra um lado e pro outro e como não tem agente de trânsito por perto, quem sabe passa batido. Mas em Cuiabá, tem agente de olhos bem atentos a esse tipo de atitude.
É isso mesmo. As câmeras flagram a infração, os agentes ligam para os motoristas e pedem gentilmente que retire o carro da vaga irregular, ou então o celular vai ser trocado pela caneta.
O motorista de um carro parou todo errado. Impediu a passagem de pedestres e a saída dos carros estacionados. Levou o puxão de orelha.
Ele voltou rapidinho como quem está procurando o agente de trânsito pra se desculpar. Não achou e saiu de fininho.
Em junho, o Conselho Nacional de Trânsito aprovou uma resolução que permite fiscalizar e multar pelo sistema de monitoramento por vídeo. E a bronca telefônica é possível porque os agentes têm acesso ao sistema do Detran, que mantém no cadastro os telefones dos donos dos carros. Mas a ideia, por enquanto, é orientar.
"Não é a intenção só de multar. É a intenção de uma melhoria do trânsito na nossa cidade", afirma o agente.