Polícia prende cinco e apreende mil documentos do Detran de MT
Uma ação com objetivo de dar cumprimento a 10 mandados, entre prisão e busca e apreensão, foi desencadeada pela Polícia Judiciária Civil, na manhã desta terça-feira. A operação “Larápios”, desencadeada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), de Várzea Grande, visava cumprir ordens judiciais decorrentes de investigações realizadas pelo Núcleo de Inteligência (NI), para desarticular uma quadrilha atuante em crimes de roubo na região.
As ordens judiciais, sendo 5 mandados de prisão temporária, e 5 mandados de busca e apreensão domiciliar, foram cumpridos em Cuiabá e Várzea Grande. A ação resultou na prisão em 5 pessoas em flagrante, além da apreensão de mais de documentos furtados do Departamento de Trânsito (Detran), duas armas de fogo, munições, droga, e vários objetos de origem ilícita. Dois dos suspeitos não foram localizados e continuam foragidos.
O primeiro envolvido, Amarildo Pereira dos Santos, 21, teve o mandado de prisão cumprido após ser localizado em uma residência no bairro Tijucal. Na casa, policiais apreenderam mais de mil documentos CRLV, furtados Detran de Cuiabá.
Amarildo foi conduzido à Derf-VG onde após ser interrogado e autuado em flagrante pelo crime de receptação. O segundo alvo, João Vitor Barros de França, 19, foi localizado em uma casa no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.
Durante buscas no local, foi encontrado um revólver Bereta calibre 22. Além de ter o mandado de prisão cumprido, o acusado foi autuado pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.
Durante o cumprimento de mandado de buscas em uma casa no bairro Cohab Cristo Rei, foram localizados diversos objetos roubados na segunda-feira. A responsável pelo imóvel, Maria José de Campos Oliveira, 47, é mãe de um dos integrantes da quadrilha e dá cobertura para o filho cometer crimes.
A suspeita foi conduzida a Derf-VG, onde foi autuada em flagrante pelo crime de receptação. Em buscas em uma casa no bairro Vitória Regia, em Várzea Grande, foi apreendido 1 quilo de maconha.
A acusada, Mônica Gonzaga de Oliveira, mulher de um dos procurados, foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. Na mesma casa, o adolescente E.F.S. de 17 anos, foi apreendido com uma pistola 9 milímetros, 50 munições do mesmo calibre, e 1 porção grande de cocaína. O menor foi autuado no ato infracional de posse ilegal de arma de fogo e munições de uso restrito e tráfico de drogas.
O acusado, Rafael Ferreira da Silva, 20, que está recolhido na Cadeia Pública do Capão Grande, por envolvimento com explosivos, teve o mandado de prisão cumprido dentro da unidade prisional. Segundo a Polícia, a quadrilha vinha sendo monitorada há cerca de dois meses por envolvimento em crimes de roubos, furtos e tráfico de drogas.
Ao longo da investigação, outras oito pessoas integrantes do grupo foram presas em flagrante, sendo os demais membros detidos nesta manha (20), na operação “Larápios”. O planejamento operacional contou com o apoio dos policiais civis da Gerência de Operações Especiais (GOE), e da 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande, coordenados pelos delegados de polícia, Daniel Lemos Valente, Rodrigo Azem Buchdid, Marcelo Miranda Muniz, Carlos Fernando da Cunha Costa, Guilherme de Carvalo Bertoli, e Eduardo Rizotto.
As diligências continuam para localizar e prender mais dois criminosos que ainda estão com os mandados de prisão em aberto.