PF prende homem com 33 gramas de ouro de garimpo ilegal em MT
Um homem foi preso nesta quinta-feira (22) na região da Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, distante 483 km de Cuiabá, pela posse ilegal de 33 gramas de ouro. O local passou a ser explorado por garimpeiros há aproximadamente dois meses, mas a extração do minério na região foi considerada ilegal pela Justiça Federal, que também determinou o fim da atividade na última segunda-feira (19).
De acordo com a Polícia Federal (PF), o preso, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para a Delegacia da PF em Cáceres, a 250 km da capital, onde prestou depoimento. Em Pontes e Lacerda, os policiais federais realizam ações conjuntas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para instruírem os garimpeiros que ainda se encontram na região a desocuparem o lugar, sob pena de prisão.
O acesso à Serra da Borda encontra-se bloqueado para novas entradas. Segundo a PF, as pessoas que insistirem na prática da atividade, além de responderem criminalmente, poderão perder todo o minério extraído, bem como os equipamentos, maquinários e instrumentos utilizados na extração e na lavra.
A PRF-MT está monitorando o local desde a determinação de desocupação do local e estima que aproximadamente 80% das sete mil pessoas que foram atraídas ao local em busca de ouro já deixaram a região. A decisão autoriza o uso de força policial caso os garimpeiros não deixem a área voluntariamente. O prazo dado pela polícia para que todos deixassem a área expirou na quarta-feira (21).
Desabamento
No dia em que os garimpeiros foram notificados a deixarem a região, seis trabalhadores foram soterrados em uma galeria no alto da serra. E, na terça-feira (20), a despeito dos riscos evidenciados após o soterramento e da determinação da Justiça Federal, os garimpeiros abriram nova frente de trabalho, dessa vez no pé da serra, numa área usada para pasto.
Reividicações
Em reunião realizada na quarta-feira (21) por cerca de mil garimpeiros, que contou com a participação do prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa (PSDB), eles pediram a implantação de alguma medida para regularizar a exploração do ouro.
Entenda o caso
A descoberta de jazidas de ouro entre as serras da Borda e Santa Bárbara começou a movimentar a região de Pontes e Lacerda há aproximadamente dois meses. No entanto, nas últimas três semanas o volume de garimpeiros e 'aventureiros' chegando ao local aumentou após circularem em redes sociais fotos e vídeos da extração de ouro na jazida, o que rendeu ao local o apelido de nova “Serra Pelada”.