Operação desarticula três quadrilhas de assaltantes da Grande Cuiabá
A Polícia Civil anunciou nesta terça-feira (15) que desarticulou três quadrilhas de assaltantes que vinham atuando ao longo dos últimos dois meses em bairros de Cuiabá e no distrito de Nossa Senhora da Guia. As quadrilhas foram alvos da operação Rota 38, iniciada na segunda-feira com o cumprimento de 17 mandados de prisão contra suspeitos de integrarem as quadrilhas. Também foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão de itens roubados pelas quadrilhas e de armamento utilizado nos assaltos.
Um dos mandados de apreensão se refere a um adolescente suspeito de envolvimento com um dos assaltos investigados, ocorrido no dia 15 de novembro em um sítio em Nossa Senhora da Guia.
De acordo com a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), entre os itens levados pelos assaltantes estão telefones celulares, aparelhos eletrônicos, dinheiro em espécie, jóias e armas – quatro delas foram apreendidas durante a operação.
Segundo as investigações, a maior parte das ações das quadrilhas identificadas ocorreu ao longo dos últimos dois meses e com emprego de violência.
Um dos casos de assaltos destacados pela Polícia foi em um condomínio de chácaras na região do distrito de Nossa Senhora da Guia, no dia 9 de novembro. Na ocasião, os assaltantes teriam tido ajuda de uma ex-empregada de uma chácara, que informou a quadrilha sobre o funcionamento da casa e até sobre a localização de dinheiro de um revólver. Durante este assalto, um dos bandidos chegou a jogar whisky no corpo do filho da vítima e ameaçou atear fogo no corpo dele.
Outros crimes recentes atribuídos às quadrilhas presas na operação Rota 38 são o roubo à casa de um desembargador no bairro Jardim das Américas, no dia 11 de novembro, e o roubo a uma chácara na Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), no dia 31 de outubro.
Em Cuiabá, um dos assaltos cometidos foi em uma loja de grife no bairro Quilombo, no dia 7 de março. Neste caso, sete bandidos invadiram o local e permaneceram por quatro horas lá dentro, recolhendo mais de R$ 40 mil em itens de luxo.
Segundo a Polícia Civil, uma das quadrilhas desarticuladas é especializada em roubo de telefones celulares.
Quatro dos presos na operação são suspeitos de roubarem 61 aparelhos de uma loja especializada no bairro Tijucal no dia 16 de novembro. Outro preso foi apontado como um dos envolvidos nos roubos a lojas de dois shoppings centers da capital. De acordo com a Derf, esta quadrilha está concentrada no bairro Jardim Vitória.