Segurança vai colocar Rotam e Bope nas ruas de Várzea Grande
O aumento da criminalidade em Várzea Grande em 2016 levou o Governo do Estado a determinar que a Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) e o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) façam o patrulhamento do município nos próximos meses.
A operação “Carga Máxima” foi anunciada pelo secretário de Segurança Pública, Fábio Galindo, na segunda-feira (19), e deverá ser deflagrada nas próximas semanas.
“Várzea Grande foi onde se apresentou os melhores resultados, no ano passado. Mas, nesse começo de ano, é um motivo de grande preocupação. Conhecendo o modelo da criminalidade, nós conseguimos, com uma semana, identificar os focos dos problemas. Então, para lá estará indo Rotam e Bope, para fazerem patrulhamento na operação que lançaremos agora”, afirmou.
Segundo levantamento feito pelo MidiaNews, somente nas duas primeiras semanas de janeiro, ao menos 11 pessoas foram mortas em Várzea Grande.
A maioria dos assassinatos foi motivada por tráfico de drogas ou por algum tipo de rixa. Há também, entre as mortes, latrocínio (roubo seguido de morte).
Apesar de confirmar a “arrancada” da violência no município, Fábio Galindo disse que a criminalidade tem diminuído em relação a anos anteriores.
“Na verdade, quando se fala em arrancada, é necessário contextualizar os crimes. Nós medimos a criminalidade em 15 regiões integradas da Segurança Pública. Tivemos avanços em apenas uma delas. O que quer dizer que em 14 tivemos redução e estabilização”, afirmou.
“Mas nós estamos acompanhando diretamente esses crimes. Várzea Grande nesse começo de ano é um motivo de grande preocupação e, por isso, iremos lançar a Operação Carga Máxima”, disse.
Outras operações
Segundo o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gley Alves de Almeida Castro, entre as primeiras ações da PM para 2016, estarão operações a serem deflagradas no Estado.
“As operações estão dentro desse primeiro pilar que sustenta nosso projeto de comando, que é a prevenção e repressão a crimes e desordens. E vamos estar com várias ações”, disse.
“Dentre essas primeiras ações, estão as que já deram certo no comando do coronel Zaqueu, como a Start, Fecha Bairro, as blitzen e operações integradas nas esferas federal, estadual e municipal. Então, vamos ter muitas operações de abordagem nos próximos meses”, afirmou.
Assassinatos
Somente no último final de semana, sete pessoas foram assassinadas em Cuiabá e Várzea Grande.
Entre elas, está uma grávida de sete meses, encontrada morta dentro da sua residência, no Bairro Vila Operária, em Várzea Grande, na noite de sexta-feira (15). Ela foi assassinada a golpes de faca.
Segundo a DHPP, três pessoas teriam participado do crime, sendo dois rapazes e uma adolescente. Um deles, que seria primo do namorado da vítima, já foi preso.
A Polícia Civil procura os outros acusados.