Cadeia Feminina será fechada, presas estão sendo transferidas para Cuiabá e Rondonópolis
A Cadeia Publica Feminina de Sinop será fechada nos próximos dias. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos, que atende a determinações da Justiça, uma vez que o prédio onde a mesma funciona foi interditado devido a problemas estruturais. Cerca de 60 detentas estavam internadas no local, a maior parte, por crimes de tráfico de drogas.
A transferência das detentas começou a ser feita na semana passado, os destinos são Cuiabá e Rondonópolis. Outras devem receber liberdade, uma vez que não são condenadas ainda pela Justiça, estavam presas provisoriamente. A Cadeia Pública de Sinop ainda funciona na avenida das Figueiras, bem no centro da cidade, o que já foi apontado pelas autoridades como um problema.
Ainda não há data definida para a construção de uma nova unidade na região Norte do estado para receber mulheres presas, sendo assim, os magistrados criminais terão que pleitear vagas nos centros já lotados da capital e sul do estado toda vez que uma mulher for presa em Sinop. O fechamento também gerou reclamações por parte dos familiares, que chegaram a fazer um manifesto em frente ao fórum na última sexta-feira, mas não foram atendidos.
"Vai ficar muito difícil pra gente consegui visitá-las", ressaltou Ângela Santos, mãe de uma das detentas que serão transferidas, ela não quis falar porque a filha cumpri pena.