Polícia Militar prende 12 pessoas e produtos contrabandeados no Distrito de Baúxi
A Polícia Militar de Rosário Oeste fez a apreensão de vários malotes de mercadorias sem nota fiscal nesta manhã deste sábado (24), às margens da rodovia MT-246 no Distrito de Bauxi. Os policiais desconfiaram de uma Van que puxava uma pequena carreta baú porque as mesma já fazia, há meses, o mesmo percurso pelo local 2 vezes por semana. “Abordamos a van e nos deparamos com várias mercadorias sem documentação, disse o Cabo PM Afonso, que comanda a Unidade da PM que fica no Distrito.
De acordo com o condutor do veículo, as mercadorias teriam sido adquiridas no Paraguai e estaria sendo levado para os municípios de Tangará da Serra e Juína. As 12 pessoas que estavam na van informaram que são “sacoleiros” e que possuem comércios/camelôs nesses municípios.
Dentre as mercadorias apreendidas pudemos encontrar brinquedos, eletrônicos, equipamentos de pesca, roupas, cobertores, etc.
Como se sabe, a cota de importação nas barreiras internacionais controladas pela Polícia Federal são 300 Dólares por pessoa. No entanto, dividindo as mercadorias que eles portavam pela quantidade de pessoas que estavam na van chegaríamos a um valor bem maior para cada um, informou o Cabo PM Afonso que fez a apreensão junto com o SD PM Willian Santos.
O grupo juntamente com as mercadorias que foram contadas e avaliadas em aproximadamente 20 mil reais foram entregues a Polícia Judiciária Civil para as providencias legais que o caso requer.
Certamente serão autuados pelo crime de descaminho e será imposta uma fiança. Após o pagamento dessa fiança o grupo será liberado e deverão responder em liberdade pelo crime que cometeram. Como as mercadorias vieram de outro País deverão ser repassadas a Polícia Federal para que tome as providencias cabível.