O governador Mauro Mendes (DEM) se reuniu com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e com a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), para alinhar ações conjuntas para prevenção e combate ao novo Coronavírus (Covid 19). Todos os participantes do encontro, realizado na tarde desta terça (24), no Palácio Paiaguás, usavam máscaras e cumpriam as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS).
Na reunião, Mauro e os prefeitos discutiram formas de integrar as redes de saúde dos dois municípios. Neste sentido, ficou acertado que no prazo de três dias, Cuiabá e Várzea Grande entregarão seus planejamentos ao Governo do Estado para articulação do atendimento exclusivo ao coronavírus na Baixada Cuiabana e boa parte de Mato Grosso.
“Também decidimos mapear os 54 hospitais de Mato Grosso, ver a disponibilidade de leitos e os que podem ser colocados em exclusividade em atendimento ao coronavírus. Depois, uma equipe técnica ir definir quais serão referenciais nesse atendimento para os eventuais casos que demandem atendimento nos hospitais. Na sequência, todos farão parte da regulação que já funciona na Capital”, explicou Mauro em vídeo divulgado pela Secretaria Estadual de Comunicação (Secom).
Já Emanuel lembrou que as reuniões entre Estado, Cuiabá e Várzea Grande serão semanais. Disse ainda que as questões partidárias não influenciarão o combate ao coronavírus em Mato Grosso.
“Tão importante quanto as medidas que vamos tomar para vencer essas guerra foi o convite do governador para que, independente de questões políticas, partidárias ou ideológicas, pensemos na população. Nosso partido é Cuiabá, nosso partido éVárzea Grande, nosso partido é Mato Grosso. É necessária a ação institucional do governador, que é o líder do Estado e os prefeitos das maiores cidades. A melhor forma de avançar e unir é dividir responsabilidades, ajudando os municípios a partir da Capital e da Cidade Industrial”, pontuou Emanuel.
A reunião contou com a participação dos secretários municipais de Saúde Luiz Antônio Possas de Carvalho (Cuiabá) e Diógenes Marcondes (Várzea Grande) e os deputados estaduais Carlos Avalone (PSDB) e Paulo Araújo (Progressistas). Os parlamentares presidem a Comissão Mista de Acompanhamento Social – criada para funcionar durante a pandemia – e Comissão de Saúde da Assembleia, respectivamente. O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PSD), também esteve no encontro.
Além dessa reunião com Emanuel e Lucimar, Mauro também se articula os prefeitos do interior. Hoje pela manhã, o governador criticou algumas medidas tomadas por prefeitos, como suspensão de 100% do transporte coletivo – questionadas pelo Executivo na Justiça - ou fechamento total do comércio, que considera exageradas por prejudicarem a economia além do necessário.
"Precisamos agir pra resolver problemas e não criar mais problemas. Temos que cuidar pra não dar remédio demais, na dose errada. Errar na dose pode matar o paciente", disse Mauro em entrevista a TVCA.