Comissão da AL é contrária ao retorno das aulas em MT; "tempestade" está no início

Imprimir
+ Política
Segunda, 11 Maio 2020 | RD News
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) instalou a Comissão Especial que vai analisar a possibilidade de retomada das aulas nas escolas estaduais de Mato Grosso. A partir de hoje (11), serão realizadas reuniões semanais sempre às segundas. Representantes do grupo de trabalho já se mostram contrários à volta dos estudantes aos bancos escolares nesse mês. 
Presidente da Comissão Especial, Barranco anunciou que fazem parte do grupo de trabalho os deputados da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto e da Comissão de Saúde, entre eles, os deputados Thiago Silva (MDB), e como membros titulares, os deputados Doutor João José (MDB), Sebastião Resende (PSC) e Wilson Santos (PSDB), e como suplentes, os deputados Doutor Eugênio (PSB), Lúdio Cabral (PT), Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), Paulo Araújo (PP) e Romoaldo Júnior (MDB).
Também fazem parte das discussões da comissão representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Secretaria de Educação de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Saúde do Estado de Saúde (SES),  do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep) e da Undime. (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).
“Estamos apenas no início da tempestade, não é hora de pensar no retorno das aulas agora. O maior número de casos será registrado até o final do mês. Faço um apelo aos prefeitos que estão pensando em retornar, como Cuiabá e Sinop, por exemplo. Não podemos esperar em retorno breve das aulas”, disse disse o deputado Lúdio Cabral (PT).
O promotor Miguel Slhessarenko, representante do  MPE , disse que está bastante claro que não há condições de retorno neste mês de maio. “Dependendo de avaliação, talvez para junho. É um assunto que merece ampla discussão”.
Segundo Slhessarenko, esse retorno depende muito dos números e de avaliações daqui para a frente. “Não vejo condições de retorno este mês”. Sugeriu que seja um retorno de forma homogênea entre estado e municípios.
“Estamos apenas no início da tempestade, não é hora de pensar no retorno das aulas agora. O maior número de casos será registrado até o final do mês.”Deputado Lúdio Cabral
Regras sanitárias
A representante da Seduc, Rosa Maria do Carmo, destacou que se faz necessário observar as regras sanitárias para o retorno das escolas. “Temos que buscar alternativas para nos adequarmos à realidade momentânea. Para retornarmos com segurança e que essa pandemia não prejudique os estudos De repente, buscarmos uma plataforma digital para suprir a falta de aula neste momento”.
Já o  deputado Wilson Santos (PSDB) entende que o remédio está no isolamento social. “A história mostra, por exemplo, durante a gripe espanhola, foi o isolamento social que resolveu. Eu vou participar dessa comissão para defender o não volta às aulas. Há tempo para tudo, agora é tempo de recolhimento. Qual pai ou mãe vai mandar seu filho na escola”, questionou.
Conforme Wilson Santos “esse semestre já foi. Agora vamos preocupar com essa definição para a partir da segunda semana de julho. A previsão é que teremos mil mortes por dia no Brasil em breve. Não à volta as aulas. Temos que ter responsabilidade e vamos, sob a presidência de Barranco, discutir este assunto de forma séria e segura. Vamos construir um manual de volta às aulas, de maneira segura, respeitando a ciência”, destacou o parlamentar.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga (PL), que participou da instalação da Comissão Especial, especial que não há como discutir volta às aulas sem unificar Estado e municípios.
“Quase 50 municípios do Estado já têm casos de coronavírus. Neste momento, retornar as aulas seria jogar fora tudo que foi feito desde que aconteceu o primeiro caso em Mato Grosso. Não tem como separar a educação municipal e a estadual. Temos que tratar de forma unificada, município e estado”, concluiu. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews