Deputada cobra adiamento ou unificação das eleições e critica presidente do TSE

Imprimir
+ Política
Quinta, 18 Junho 2020 | RD News
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) defende o adiamento das eleições para o ano que vem ou a unificação delas em 2022. “Antes eu era contra. Tinha um pensamento de que era possível fazer as eleições e, com o passar do tempo da pandemia, eu fui vendo que dificilmente a gente vai ter uma eleição como nós tivemos nos anos anteriores”, avalia Janaina, em live do Rdtv nesta quinta (18) - assista.
Reclama ser impossível fazer uma campanha “online” visto que muitos municípios de Mato Grosso, por exemplo, sequer têm telefone fixo e critica o fato do presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, não ter suspendido nenhum prazo do calendário eleitoral, apesar de vários pedidos feitos pelos partidos - incluindo o MDB, no qual é filiada.
Diante da situação, defende que Congresso vote o mais rápido possível a mudançana data das eleições municipais. “Acho importante o contato tête-a-tête . Assim o eleitor consegue ouvir e extrair o que quer. O TSE não tem essa compreensão. Vi Barroso falando para fazer convenção online. Não imagino o que seja uma convenção pela internet”, critica. Ela argumenta que é impossível porque as discussões são longas e por ausência de tecnologia eficaz em vários lugares.
Janaína ressalta ainda que uma eleição, em meio a pandemia, será mais cara, porque vai necessitar de maior aparato. Lembra que em um cenário normal já são necessários R$ 4 bi para o processo e mais R$ 2 bilhões de fundo eleitoral.   “Imagina com álcool em gel, máscara e com a estrutura que vão ter que criar. É um momento horrível para falar de política, para ir na casa das pessoas, para pedir votos, porque as pessoas estão passando muita necessidade. Gostaria de ver Senado e Câmara votando visando essa unificação ou outra data mais oportuna. A população não quer discutir política agora”.
O tema tem sido debatido amplamente pelo Senado. Uma das pautas em discussão, inclusive, é a PEC 19, de autoria do senador mato-grossense Wellington Fagundes (PL) que é sogro de Janaína. Ela estabelece eleições gerais em 2022 e começa a ganhar apoio de lideranças partidárias.
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews