Mauro diz que mais ricos usam energia solar e não querem pagar ICMS

Imprimir
+ Política
Quinta, 13 Maio 2021 | ReporteMT
O governador de Mauro Mendes (DEM) voltou a defender a taxação de ICMS sobre energia solar e disse que o barulho em torno da medida vem dos mais ricos, que não querem pagar o imposto. Agora, cá para nós, 99% dos mato-grossenses pagam ICMS sobre energia elétrica.
Alguns mais ricos têm condição de pôr [energia solar] e não querem pagar nada? Oras!”, disse. A taxa passou a ser cobrada após a Energisa "entender" que o Confaz não aprova a desoneração. “Já é dado uma parte [de desoneração de impostos] nessa energia. A outra parte não tem autorização do Confaz. Por isso que a Energisa, que não estava cobrando equivocadamente, descobriu o erro e passou a cobrar”, disse Mauro.
Se o Confaz der autorização, nós faremos. Se o Confaz não der autorização, nós não faremos. As pessoas não enxergam o óbvio
O governador afirma que, caso o Confaz (Conselho Nacional de Políica Fazendária) aprove, o estado passará a zerar a alíquota.  “Se o Confaz der autorização, nós faremos. Se o Confaz não der autorização, nós não faremos, porque não tem legalidade fazer. As pessoas não enxergam o óbvio", irritou-se.
Em entrevista ao Conexão Poder,  o deputado Eduardo Botelho (DEM) 1º secretário da ALMT e aliado de primeira ordem do governo, se mostrou um dos críticos da medida. "O Estado está em situação de boa arrecadação, vem crescendo mesmo na pandemia. Só a China está crescendo mais que Mato Grosso. Nós crescemos no primeiro trimestre do ano passado mais do que em 2019 e 2021 está sendo maior que 2020. Então não tem  sentido o governo hoje querer taxar energia solar. Não tem calamidade financeira", ressaltou.
Botelho argumenta que, além de não haver necessidade financeira, a energia solar é limpa, não causa qualquer dano ao meio ambiente que necessite de recursos para reparo, lembrando ser tendência mundial é incentivar o uso de energia solar. 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews