As convenções partidárias para escolha dos candidatos que irão concorrer às eleições suplementares nos municípios de Acorizal, Matupá e Torixoréu, iniciam nesta terça-feira. O prazo para esta etapa do processo vai até o dia 17 de junho, sendo que está autorizada a realização de convenção virtual.
“É importante lembrar o caráter excepcional destas eleições, fator que reduz os prazos para sua organização. O candidato escolhido em convenção deve afastar-se de eventual cargo público ou cargo que acarrete inelegibilidade no dia útil seguinte à convenção, o mesmo se aplicando na hipótese de substituição de candidato”, destacou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
A ata da convenção e a lista dos presentes devem ser registradas no Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex). Cada partido possui até o dia seguinte ao da realização da convenção para fazer a devida transmissão eletrônica. Os documentos serão publicados na página de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais no site do TRE-MT.
Sobre o pedido de registro, ele deve ser feito até às 19 horas do dia 22 de junho, improrrogavelmente. O pedido deverá ser apresentado no Sistema CANDex, por meio do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e do Requerimento de Registro de Candidatura (RRC).
A eleição suplementar nos municípios de Acorizal, Matupá e Torixoréu será realizada no domingo (1º de agosto). O colégio eleitoral destes pleitos será constituído pelos eleitores regularmente inscritos até 3 de março de 2021. A diplomação dos eleitos deve ser realizada até o dia 23 de agosto.
Em Matupá, conforme Só Notícias já informou, um dos pré-candidatos é o delegado regional da Polícia Civil, Geraldo Gezoni Filho. Além dele, o ex-vice-prefeito Bruno Mena (DEM) já lançou a pré-candidatura. Nos bastidores cogita-se a candidatura do ex-secretário municipal José Aparecido Mano (PL), que ainda não foi oficializada.