Gilberto Kassab tenta "roubar" Mauro Mendes para o PSD

Imprimir
+ Política
Terça, 06 Julho 2021 | hnt
Movimento liderado pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, vem levantando um time de grandes nomes para a disputa eleitoral de 2022 em todo o Brasil. O objetivo é viabilizar a chamada "terceira via" das eleições presidenciais, com palanques fortes nos estados. Por isso, em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes, atualmente filiado ao Democratas, já foi sondado. A reportagem apurou que o próprio Kassab apresentou o plano do PSD para Mendes, em um encontro em Brasília, deixando claro o interesse em sua filiação.
A ofensiva ganhou destaque nacional na coluna de Igor Gadelha, do site Metrópolis nesta terça-feira (6). A nota diz que o "PSD tenta 'roubar' governador do Mato Grosso do DEM". 
O presidente estadual do PSD, senador Carlos Fávaro, afirma que Mendes é um grande aliado e tem portas abertas em todos os partidos da base de seu governo.
"O presidente Gilberto Kassab vem conversando com as forças políticas de todo o país, buscando filiações para fortalecer o partido", conta senador.
Apesar da iniciativa ser legítima em ano pré-eleitoral, Fávaro ressalta que o PSD se articula sem a pretensão de afrontar os demais partidos da base do governador, como o próprio DEM e o recém-chegado PSL, entre outros. O parlamentar tem ficado responsável pela montagem das chapas proporcionais, de candidatos a deputados estaduais e federais.
Nos bastidores do cenário nacional, o PSD trabalha com a possibilidade de viabilizar a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), como alternativa à polarização entre Jair Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com avaliação positiva da classe política, Mendes é considerado o principal nome da disputa ao governo de Mato Grosso, uma vez que concorre à reeleição com grandes chances de vitória, o que atraiu o PSD. O principal desafio das articulações para chapa de Mendes tem sido justamente a falta de espaço para tantos aliados, o que pode resultar em um "racha" entre o grupo.
Outros nomes visados pelo PSD são dos ex-governadores Geraldo Alckmin (PSDB) e Paulo Hartung (sem partido) para serem candidatos em São Paulo e no Espírito Santo, respectivamente. O ex-ministro da Economia de Michel Temer (MDB), Henrique Meireles, também vem sendo aliciado.
Por outro lado, o DEM de Mato Grosso teria recebido sinal positivo do governador Mauro Mendes na última semana sobre a candidatura  à reeleição pelo partido. Em uma reunião com os correligionários da Executiva estadual, Mendes teria dito que tem "70% de chance" de aceitar o convite do DEM. Os outros 30% serão definidos somente no ano que vem, em abril.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews