Pré-candidato a presidente, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) rasgou elogios a políticos de Mato Grosso na manhã desta segunda-feira (9), citando o governador Mauro Mendes e o senador Jayme Campos, seus colegas de partido.
Mandetta afirmou que, enquanto foi ministro da Saúde, teve uma proximidade grande com o Paiaguás e com toda a bancada federal de Mato Grosso.
O ex-ministro é considerado um dos principais nomes da chamada terceira via, que seria uma candidatura de centro para fazer frente à polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT).
Para isso, tem feito uma peregrinação pelo País e dado entrevistas a veículos de imprensa regionais em busca de penetração e visibilidade. Nesta segunda-feira, ele falou com o programa A Tribuna, da Rádio Vila Real de Cuiabá.
A declaração de Mandetta vem cerca dez dias depois de o governador Mauro Mendes participar de uma reunião, intermediada por Jayme Campos, de reaproximação com o presidente Jair Bolsonaro, que deve ir à reeleição.
É muito bom trabalhar com a classe política de Mato Grosso. Me dou muito bem, não só com os Democratas
Tranquilidade
Segundo Mandetta, a confiança que tem por Mendes e pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que também é filiado ao DEM, lhe trouxe tranquilidade ao destinar recursos para tratar da pandemia do coronavírus no Estado.
“Eu tenho pelo governador Mauro Mendes uma admiração, antes de mais nada, como homem público. Gosto da maneira como ele administra Mato Grosso. Eu coloquei recursos em Mato Grosso porque sabia seriedade da equipe. O secretário Gilberto é uma pessoa extremamente correta”, afirmou o ex-ministro na entrevista.
“O senador Jayme Campos é um leão para lutar pelos interesses de Mato Grosso. Quantas vezes o recebi na Saúde acompanhado da bancada de Mato Grosso [...]. É uma pessoa republicana, que tem visão”, disse.
“É muito bom trabalhar com a classe política de Mato Grosso. Me dou muito bem, não só com os Democratas, como os dos demais partidos. Gosto muito da bancada de Mato Grosso”, emendou.
A declaração pode ser vista como uma tentativa de aproximação dos políticos mato-grossenses a possível candidatura de Mandetta. Oficialmente, Mendes ainda não comentou sobre a candidatura do correligionário. Já o senador Jayme, garantiu que seguirá a decisão do partido.
“Ainda tem tempo”
Segundo Mandetta a discussão sobre apoio a sua candidatura ocorrera apenas no meio do ano que vem, data em que ocorre as convenções partidárias.
“Ainda tem tempo, e o mais importante é a gente saber que está todo mundo: Jayme, Júlio [Campos] e o próprio governador, preocupado com a pacificação do país. Com a união do País, com a retomada plena da economia...”
“Todos eles fazendo esforço para vacinar e disponibilizar para trazer para acabar com essa quantidade absurda de fakenews que o dia inteiro inferniza a cabeça das pessoas que são presas fáceis dessa notícias da internet. Mato Grosso saberá fazer o bom debate, o melhor pro país e o melhor para Mato Grosso, tenho certeza que isso será um ponto comum entre nós”, afirmou.